Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus terá observação do eclipse lunar total nesta sexta
conteúdo

Notícias

Campus terá observação do eclipse lunar total nesta sexta

A apreciação do raro evento astronômico acontecerá na área da Estação Meteorológica, a partir de 17h15. A atividade é gratuita e aberta ao público. Quem tiver um binóculo ou luneta, vale levar!
publicado: 26/07/2018 17h51, última modificação: 26/07/2018 18h18

O segundo eclipse total da Lua de 2018 acontece na próxima sexta-feira, 27 de julho. Para apreciar este raro e belo evento astronômico, será promovida uma sessão de observação, de 17h15 às 19h30, na Estação Meteorológica do IFMG - Campus Governador Valadares.

A atividade, organizada pelo professor e físico Valcimar Silva de Andrade, é gratuita e aberta ao público. Quem tiver um binóculo ou luneta, vale levar!

Entenda o fenômeno

“O eclipse da Lua acontece quando a Terra se põe entre o Sol e a Lua, ou seja, nosso planeta bloqueará total (umbra) ou parcialmente (penumbra) os raios solares que atingem nosso satélite natural. Além da maior duração neste caso, poderá ser observado também o fenômeno da "lua de sangue", que corresponde a um tom avermelhado da Lua, que surge como consequência do menor desvio da componente vermelha da luz branca (vinda do sol) ao passar pela atmosfera terrestre. A lua refletirá parte dessa luz gerando o fenômeno”, explica prof. Valcimar.

O docente argumenta que eventos como esse chamam a atenção pela beleza e raridade, e servem como momentos de aproximação entre ciência e o público. “A ideia é aproveitar o céu de Valadares, com menos poluição, e convidar as pessoas à contemplação do fenômeno”.

A previsão é de que em Governador Valadares o fenômeno possa ser observado  entre 17h34 e 19h30. Lembrando que embora o Brasil não seja o melhor ponto de observação, será possível acompanhar o fenômeno.

Aviso! Condições climáticas poderão afetar as observações e, infelizmente, não há disponibilidade de equipamentos para todos.