Notícias
Alunos e servidores do campus visitam aldeia indígena em Açucena
Na última quinta-feira (20/04), 30 alunos dos cursos técnicos integrados e subsequente e superior em Gestão Ambiental e 6 servidores do campus Governador Valadares visitaram a aldeia pataxó Geru Tucunã, no Parque Estadual do Rio Corrente, localizado no município de Açucena/MG.
Os alunos e servidores participaram da VII Festa Indígena Pataxó, que contou com café da manhã, abertura ritual com Pai da Mata, almoço e casamento indígena, além de comércio de artesanato pataxó, entre outras atividades.
Liderança da aldeia, cacique Bayara agradeceu os diversos estudantes e demais convidados externos e ressaltou a importância desse contato para troca de conhecimentos, valorização e manutenção da cultura indígena no país. O coordenador regional da Fundação Nacional do Índio, Thiago Henrique Fiorott, destacou a importância da aldeia Geru Tucunã para o resgate da diversidade cultural e natural da região do Rio Doce e especialmente para preservação dos recursos naturais do Parque Estadual do Rio Corrente.
A coordenadora da visita técnica, professora Juliana Rodrigues Franco, enfatizou a singularidade da atividade, pois são escassas as oportunidades de visitação às aldeias indígenas: "Já havíamos recebido representantes de tribos indígenas em nosso campus, mas nossa comunidade acadêmica nunca havia feito uma visitação a uma aldeia".
Para o servidor Giulliano Gloria de Sousa, coordenador do NEABI, a visita técnica às aldeias indígenas é "fundamental para conhecimento e desmitificação de estereótipos sobre os povos indígenas no Brasil, valorização das diversas expressões culturais, percepções e formas de entender o mundo". A visita foi um sucesso e uma experiência única para alunos e servidores envolvidos.