Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Tecnologia em Gestão Ambiental visitam a Cenibra, em Belo Oriente
conteúdo

Notícias

Alunos dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária e Tecnologia em Gestão Ambiental visitam a Cenibra, em Belo Oriente

publicado: 07/02/2025 15h02, última modificação: 07/02/2025 15h46

Os estudantes do 7° período do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária (EAS) e do 4º período do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental (TGA) do IFMG - Campus Governador Valadares tiveram a oportunidade de conhecer as instalações da Cenibra, Celulose Nipo-Brasileira S/A, situada no município de Belo Oriente (MG).

A visita de caráter técnico, realizada no dia 29 de janeiro, fez parte da programação da disciplina Sistemas de Esgotamento Sanitário e Tratamento de Efluentes Domésticos e Industriais (EAS) e Saneamento Básico I (TGA), ministrada pelos professores Arnaldo Cambraia e Déborah Magalhães.

A equipe do IFMG-GV foi recepcionada pela técnica administrativa Simone Gomes e pelos engenheiros Franzisko Busselmann e João Felipe Carvalho Landim. Na oportunidade, foram apresentadas palestras com os temas: Visão Geral do Processo de Fabricação de Celulose; Reuso dos Resíduos Industriais; e Gestão Socioambiental Industrial e Emergências Ambientais.

Posteriormente, o engenheiro Geovane Guzzo realizou a apresentação com o tema: Gestão de Efluentes Industriais. Em seguida, apresentou a Estação de Tratamento de Efluentes (ETE). Ao longo do percurso, os estudantes puderam conhecer parte das instalações industriais além da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). A ETE é composta por um Sistema de Lodos Ativados e trata todo o efluente gerado na produção da celulose branqueada de fibra curta de eucalipto.

A professora Déborah salienta que “as visitas técnicas são parte integrante do processo de formação do profissional, sendo muito importantes pois aproximam os estudantes das práticas laborais vivenciadas no dia-a-dia das organizações. Esta visita à Cenibra proporcionou uma experiência extraordinária aos estudantes dos dois cursos, possibilitando-os conhecer de perto possíveis áreas de atuação, para além das previstas nas disciplinas ora contempladas”.

Na avaliação dos estudantes, as visitas técnicas são de extrema importância para sua formação profissional.

“Ao observar na prática como os conceitos estudados em sala de aula são aplicados, conseguimos compreender melhor todo o funcionamento do processo de tratamento de efluentes. Considero que a visita foi de grande valor para minha formação, pois permitiu conhecer de perto todo o trabalho envolvido na gestão de um sistema tão importante como uma ETE, fortalecendo minha capacidade de desenvolver soluções sustentáveis para a gestão e preservação dos recursos hídricos”. (Waind Moura , aluno da EAS)

“Foi muito didático e enriquecedor. Mostrou realmente a parte interna da empresa, que muitas vezes não temos noção da dimensão e como eles lidam com responsabilidade a favor do meio ambiente. Foi de extrema importância para minha formação, já que ver na prática o que é ensinado em sala, deixou mais claro e abriu mais um leque de possibilidade como gestora”. (Monaliza de Brito Oliveira. estudante do TGA)

O IFMG-GV agradece à Cenibra e aos seus colaboradores pela recepção e ensinamentos repassados aos discentes durante a visita.

Sobre a empresa

A Cenibra, empresa nipo-brasileira de extração de celulose, foi fundada em 13 de setembro de 1973 e é uma das maiores indústrias deste segmento da região. Atua em 54 municípios, onde desenvolve diversos projetos socioambientais, com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da região. No cenário internacional, é uma das maiores produtoras de celulose branqueada de fibra curta de eucalipto, material que dá origem ao papel.

-----------------
Texto e fotos: Prof. Arnaldo Cambraia
Edição jornalística: Fernanda Melo