Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aberta seleção de bolsista para atuar em projeto de pesquisa voltado ao monitoramento da ETE do Campus

A oportunidade é destinada a estudantes regularmente matriculados no Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente. Interessados devem se inscrever até 05 de agosto
publicado: 01/08/2024 13h58, última modificação: 01/08/2024 14h13

A coordenadora do projeto “Monitoramento da qualidade do esgoto bruto e do efluente tratado na ETE do IFMG – campus Governador Valadares”, professora Déborah Neide de Magalhães Praxedes, por meio do Programa Institucional de Fomento a Bolsas de Pesquisa do IFMG, torna público o processo de Seleção de Bolsista na Modalidade de Iniciação Científica Jr. (ICJ), devido a aprovação do projeto no Edital 69/2023, em conformidade com as condições a seguir estabelecidas:

O projeto tem como objetivo geral realizar o monitoramento das características físico-químicas, biológicas e ecotoxicológicas do esgoto bruto e do efluente tratado da ETE do IFMG - Campus Governador Valadares.

As principais atividades do(a) bolsista selecionado(a) serão:

• Estudo da bibliografia básica sobre o tema e treinamento;
  • Realização de teste de ecotoxicidade empregando a levedura Saccharomyces cerevisiae e substâncias de referência (CuSO4 e/ou NaCl); análises e ecotoxicológicas do esgoto bruto e do efluente tratado da ETE campus GV;
  • Manutenção de banco de dados e resultados;
  • Análise dos dados, elaboração de relatório final.

BOLSA
Será destinada uma bolsa de Iniciação Científica Jr. (ICJ), no valor mensal de R$ 280,00 durante cinco meses de projeto com início das atividades em agosto de 2024.

REQUISITOS

• Poderão se inscrever estudantes regularmente matriculados no Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente, preferencialmente cursando o 2° ano;
  • Não possuir outra bolsa de pesquisa ou extensão (Obs: pode acumular com bolsa de assistência estudantil);
  • Ter disponibilidade de 10h semanais para dedicação ao projeto;
  • É desejável habilidade manual para trabalho delicado (contagem de microrganismo no microscópio);
  • Participar do Seminário de Iniciação Científica do IFMG apresentando os resultados parciais e/ou finais obtidos na forma oral.

ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO:

Os interessados devem realizar a inscrição pelo formulário online até o dia 05/08/2024.

A seleção será feita por meio da análise das respostas do questionário no formulário de inscrição e por uma entrevista que ocorrerá entre os dias 06 e 07 de agosto de 2024. As entrevistas serão prioritariamente presenciais, podendo ser online em casos excepcionais, e o(a) candidato(a) deve indicar sua disponibilidade no formulário de inscrição.

Caso o número de inscrições ultrapasse 10 candidatos(as), poderá haver etapa adicional eliminatória, por meio da aplicação de um questionário de múltipla escolha sobre questões ambientais e método científico, em data e horário a ser divulgados no dia 06/08. O questionário será composto por 10 questões, valendo 1,0 ponto cada, e serão eliminados(as) os(as) candidatos(as) que obtiverem pontuação inferior a 6,0 pontos.

Acesse aqui o formulário e garanta sua inscrição!

01 a 05/08/2024 (até 18h)
Inscrições via formulário online

06/08/2024, até às 10hDivulgação da lista de inscrições deferidas com horário e local das entrevistas ou
aplicação do questionário