Notícias
12 de março – Dia do Bibliotecário
Muitos pensam que a função desse profissional é apenas manter a biblioteca organizada. Enganam-se, pois vai muito além.
Aqui no IFMG – Campus Governador Valadares contamos com duas bibliotecárias, a Elizabeth Lopes e a Rejane Oliveira. Elas são responsáveis, por exemplo, pelo processamento técnico do acervo que envolve catalogar, indexar e classificar os livros e demais documentos da biblioteca para disponibilização à comunidade. Dão também suporte na normalização de trabalhos acadêmicos e promovem treinamentos para orientar os usuários a pesquisarem em base de dados on-line. E ainda participam de oficinas e projetos de estímulo à leitura.
Nesse dia especial parabenizamos nossas bibliotecárias e os demais profissionais da área!
Histórico da data
O Dia do Bibliotecário é comemorado no dia 12 de março em todo o país. A data, instituída pelo Decreto nº 84.631, de 1980, homenageia Manuel Bastos Tigre, considerado o primeiro bibliotecário concursado do Brasil. Nascido em 12 de março de 1882, Manuel Tigre foi aprovado em primeiro lugar no concurso para bibliotecário do Museu Nacional do Rio de Janeiro. Trabalhou por dois anos na Biblioteca Nacional, assumindo, em seguida, a direção da Biblioteca Central da Universidade do Brasil. Lá, trabalhou junto ao reitor da instituição, mesmo depois de aposentado.
Engenheiro de formação, trocou a ocupação pela biblioteconomia após conhecer o bibliotecário Melvil Dewey, que instituiu o Sistema de Classificação Decimal. Em 1915, aos 33 anos de idade, Manuel Tigre assumiu de vez a nova profissão. [Fonte: Portal MEC]