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Autoavaliação Institucional

por Ronaldo Fernandes Roque publicado 28/08/2023 16h44, última modificação 31/08/2023 10h46

A autoavaliação institucional faz parte do Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior (Sinaes), fundamentado pela Lei 10.861, de 14 de abril de 2004. Trata-se de um processo de caráter diagnóstico, formativo e de compromisso coletivo, cujo objetivo é identificar o perfil institucional e o significado de sua atuação por meio das atividades relacionadas ao ensino, à pesquisa e à extensão.

A avaliação favorece a organização do processo de tomada de decisões por parte dos gestores, a melhoria da qualidade das ações praticadas, o cumprimento da missão, a consolidação dos seus princípios e valores, bem como o fortalecimento da imagem e identidade desta instituição.

ETAPAS

No que concerne especificamente a autoavaliação institucional do IFMG sua estruturação está disposta em três etapas:

1ª) Planejamento das ações e sensibilização da comunidade acadêmica em parceria com o setor de comunicação do Campus.

2ª) Elaboração do questionário, seguida de aplicação, coleta de dados, análise e interpretação dos resultados. Elaboração do relatório de autoavaliação institucional do IFMG-GV.

3ª) Elaboração do relatório de autoavaliação institucional do pela CPA Central da Reitoria subsidiados pelos relatórios de cada Campi do IFMG. Posteriormente, esses documentos são divulgados e se faz um balanço crítico do processo.

Etapas da Autoavaliação Institucional.png

O relatório de autoavaliação institucional, que tem por finalidades fomentar a cultura de avaliação institucional e subsidiar os processos de avaliação externa.

Nesse documento, sugere-se conter introdução, metodologia, desenvolvimento, análise dos dados e das informações e ações previstas com base nos resultados obtidos.

EIXOS

O desenvolvimento deverá ser organizado em cinco tópicos, correspondentes aos cinco eixos que contemplam as dez dimensões dispostas na Lei N° 10.861/2004, que institui o Sinaes:

  • Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional
    • Dimensão 8: Planejamento e Avaliação
  • Eixo 2: Desenvolvimento Institucional
    • Dimensão 1: Missão e Plano de Desenvolvimento Institucional
    • Dimensão 3: Responsabilidade Social da Instituição
  • Eixo 3: Políticas Acadêmicas
    • Dimensão 2: Políticas para o Ensino, a Pesquisa e a Extensão
    • Dimensão 4: Comunicação com a Sociedade
    • Dimensão 9: Política de Atendimento aos Discentes
  • Eixo 4: Políticas de Gestão
    • Dimensão 5: Políticas de Pessoal
    • Dimensão 6: Organização e Gestão da Instituição
    • Dimensão 10: Sustentabilidade Financeira
  • Eixo 5: Infraestrutura Física
    • Dimensão 7: Infraestrutura Física

 

CICLOS AVALIATIVOS

O Projeto de Avaliação Institucional do IFMG está estruturado em três ciclos, ocorrendo um a cada ano.

O primeiro ciclo aborda Desenvolvimento Institucional e Políticas de Gestão e o segundo aborda Políticas Acadêmicas e Infraestrutura. Nesses dois ciclos são gerados relatórios parciais. No terceiro e último ciclo é abordado Planejamento e Avaliação Institucional e elabora-se o relatório consolidado do triênio com as análises e dados dos relatórios parciais de cada ciclo.