Regulamento
REGULAMENTO DA BIBLIOTECA
A Biblioteca Padre Lambert Noben do IFMG - Campus Conselheiro Lafaiete iniciou suas atividades em maio de 2016. Seu objetivo é proporcionar à sua comunidade interna e externa o acesso a informações por meio de materiais bibliográficos físicos e virtuais.
Com relação ao ensino, à pesquisa e extensão, cabe à biblioteca oferecer suporte informacional com o intuito de contribuir para a produção e evolução do conhecimento.
A biblioteca disponibiliza aos seus usuários os serviços de empréstimo, reservas, renovação, acesso às bibliotecas virtuais e consulta local e on-line ao acervo.
REGRAS GERAIS
- Não é permitido comer, beber nas dependências da biblioteca;
- Todos os livros consultados deverão ser deixados sobre as mesas e NÃO DEVEM ser recolocados nas estantes pelos usuários;
- Não é permitido o uso de telefone celular e aparelhos sonoros durante a permanência na biblioteca;
- Falar baixo e evitar barulhos desfavoráveis ao ambiente de leitura e pesquisa;
- Manter a ordem e a limpeza e não rabiscar as mesas de estudo.
USUÁRIOS
Poderão ter acesso ao empréstimo domiciliar os alunos regularmente matriculados, professores, técnicos administrativos e terceirizados lotados no IFMG – Campus Conselheiro Lafaiete.
A comunidade externa poderá utilizar o espaço da biblioteca para estudo e consulta local ao acervo, não sendo permitido o acesso aos serviços de circulação de materiais.
Para efetuar o cadastro na biblioteca para realização de empréstimos os usuários deverão apresentar documento oficial de identificação com foto, carteira de estudante ou carteira funcional juntamente com o número de CPF.
EMPRÉSTIMO
O prazo de empréstimo para alunos, técnicos administrativos e terceirizados são 7 (sete) dias corridos e para professores são 14 (quatorze) dias, podendo ser renovado por até 5 vezes consecutivas, caso a obra não esteja em reserva e o usuário não esteja atrasado ou com pendências na biblioteca. As obras de referência e consulta local serão emprestadas por um período de 4 (quatro) horas.
Os alunos, técnicos administrativos e terceirizados poderão retirar para empréstimo domiciliar até 5 (cinco) materiais bibliográficos; os professores poderão pegar 7 (sete), sendo permitido somente 1 (um) exemplar por título.
ATENÇÃO: No ato do empréstimo, o usuário deverá verificar as condições de uso da obra e, caso não esteja boa, ele deverá fazer as observações dos danos existentes.
O usuário é diretamente responsável pelos materiais que retirar da biblioteca por empréstimo, devendo indenizá-la pela perda e eventuais danos causados aos mesmos.
RENOVAÇÃO
A renovação poderá ser realizada por meio do acesso ao "Meu Pergamum" ou no balcão de atendimento da biblioteca onde foi realizado o empréstimo, mediante a apresentação do material bibliográfico.
O limite de renovações via Internet ou no balção de empréstimo é de até 5 (cinco) vezes.
Tutorial para RENOVAÇÂO de Livros no Meu Pergamum - CLIQUE AQUI
Acesso direto ao Meu Pergamum - CLIQUE AQUI
DEVOLUÇÃO E SUSPENSÃO
A devolução das obras deverá ocorrer até a data prevista registrada pelo sistema. Para a devolução de obras em empréstimo especial, deverá ser considerada a hora informada no ato do empréstimo.
ATENÇÃO: Os livros devem ser devolvidos na BIBLIOTECA. Nos dias em que a biblioteca estiver fechada, os livros poderão ser entregues na SECRETARIA, em mãos dos atendentes. O atraso na devolução do material retirado por empréstimo implicará na SUSPENSÃO automática do usuário, (gerada pelo Sistema Pergamum), pelo dobro do número de dias em atraso.
O usuário com situação irregular na biblioteca terá acesso limitado aos serviços, não podendo efetuar novos empréstimos, renovações e reservas de obras.
A suspensão poderá ser abonada mediante apresentação de atestado médico ou documentação legal comprobatória que justifique a impossibilidade de devolução no prazo, mas somente durante o período informado no documento.
RESERVA
São regras para a reserva de materiais:
- A reserva é realizada por meio do acesso ao "Meu Pergamum";
- É permitida apenas a reserva de materiais que NÃO se encontram disponíveis no acervo da biblioteca;
- É permitido ao usuário realizar a reserva de materiais apenas da biblioteca do campus ao qual está vinculado;
- O usuário ficará impedido de reservar materiais que se encontram emprestados em seu nome;
- O usuário que estiver cumprindo afastamento ou com materiais em atraso, não poderá fazer reservas;
- A reserva ficará disponível por 24 horas, a partir do momento da devolução do material;
- Caso o usuário não realize o empréstimo dentro das 24 horas, a reserva será cancelada automaticamente pelo sistema e direcionada ao próximo usuário da fila.
ATENÇÃO: é responsabilidade do usuário conferir a liberação da reserva na biblioteca ou por meio do acesso ao "Meu Pergamum". A biblioteca não se responsabiliza pelo CANCELAMENTO automático das reservas NÃO retiradas no prazo.
Tutorial para RESERVA de Livros no Meu Pergamum - CLIQUE AQUI
Acesso direto - Consulta ao Acervo - CLIQUE AQUI
NADA CONSTA
A Declaração de Nada Consta é obrigatória a todos os usuários para as seguintes finalidades:
- Cancelamento de matrícula;
- Trancamento de matrícula;
- Colação de grau;
- Mudança de curso no âmbito do IFMG;
- Encerramento de contrato de trabalho para professores substitutos ou visitantes e demais colaboradores;
- Vacância, Remoção, Redistribuição, Exoneração e Aposentadoria de servidores.
A Declaração de Nada Consta poderá ser emitida através do "Meu Pergamum" pelo próprio usuário, solicitada presencialmente na Biblioteca ou via email: biblioteca.lafaiete@ifmg.edu.br
A Declaração de Nada Consta é emitida após a devolução de todos os materiais emprestados no Sistema Pergamum, devolução dos livros didáticos ou da reposição de materiais danificados, extraviados ou perdidos.
Tutorial para emissão da Declaração de Nada Consta no Meu Pergamum - CLIQUE AQUI
Acesso direto ao Meu Pergamum - CLIQUE AQUI
REPOSIÇÕES DE MATERIAIS
ATENÇÃO: Em caso de perda, extravio ou de qualquer dano físico constatado no material, o usuário deverá realizar a reposição do material, substituindo-o por:
- outro exemplar da mesma obra (autor, título, data e edição igual ou superior);
- obra similar (em caso de obra esgotada) definida conforme política da biblioteca.
Os casos omissos neste Regulamento serão resolvidos pelo bibliotecário com auxílio da Diretoria do Instituto Federal - Campus Avançado Conselheiro Lafaiete.
Para mais informações consulte a INSTRUÇÃO NORMATIVA N° 9 DE 10 DE DEZEMBRO DE 2020
Consulte também a Política de Desenvolvimento em Acervo