Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Que comecem os jogos! IFMG lança o “Game of campi” para auxiliar na construção do PDI 2024-2028

Consulta pública estará disponível entre os dias 1º e 31 de agosto, pelo Suap. Os cinco campi mais participativos serão premiados.

O IFMG lança, oficialmente, a consulta pública “Game of campi”, iniciativa que objetiva levantar dados internos da Instituição – pontos fortes e fracos – para auxiliar na elaboração do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), edição 2024-2028.

Entre os dias 1º e 31 de agosto, o público interno poderá participar quantas vezes quiser. O processo vai ocorrer por uma abordagem de gamificação, isto é, a partir da associação entre elementos de jogos e a atividade de levantamento de informações da Instituição. Os cinco campi mais participativos na disputa serão premiados.

Trata-se de uma consulta pública na qual professores, técnicos-administrativos e alunos têm a oportunidade de indicar suas percepções. Isso inclui sinalizar tanto os recursos internos que entregam valor e ajudam o IFMG em sua missão, quanto os pontos que atrapalham a condução dos trabalhos.

O resultado dessa etapa é fundamental para se constituir uma leitura interna da Instituição, por meio de um diagnóstico participativo, que reflete a visão da comunidade do IFMG. Todo o material servirá como base para a tomada de decisões quanto aos objetivos e ações estratégicos, com vistas à definição dos direcionamentos para os próximos cinco anos.

O “Game of campi” integra a metodologia proposta para a construção do PDI, aprovada pelo Conselho Superior (Consup) do IFMG por meio da Resolução nº 3, de 29 de fevereiro de 2024. Ela compreende uma das fases de consultas e diagnósticos presentes na execução do plano.

Para participar, é necessário atender aos seguintes requisitos: estudante matriculado em cursos regulares do IFMG; docente permanente, substituto ou visitante; pertencer ao quadro TAE (Técnicos Administrativos em Educação); possuir usuário na plataforma Suap.

Plataforma para consulta

Todo o processo vai ocorrer por meio de uma plataforma web – o Suap, justificada pela necessidade e oportunidade de ampla participação dos 18 campi, Polo de Inovação e Reitoria. Entre as vantagens, destacam-se: integração e interação com custo reduzido; facilidade no compartilhamento de contribuições; criação de visões compartilhadas sobre características do IFMG; além do uso das funções “concordo” e “não concordo” nas percepções cadastradas.

Acesso

A plataforma da consulta pública “Game of Campi” para o PDI 2024-2028 será o Suap, por meio da funcionalidade “Contribuições PDI”. O acesso poderá ser feito pelo link: suap.ifmg.edu.br.

Professores e técnicos administrativos: usar as mesmas credenciais para acesso às demais plataformas institucionais.

Alunos: acessar a plataforma por meio do número de matrícula Suap e senha.

ATENÇÃO: Como o Suap (módulo Ensino) ainda não está implementado em todos os campi, alguns alunos podem não conhecer seus números de matrícula Suap. Neste caso, basta clicar na opção “Esqueceu seu usuário?” e inserir o número de cadastro de pessoa física (CPF).

Além disso, existe a opção “Esqueceu ou deseja alterar sua senha?” para aqueles que sabem o usuário, mas não sabem a senha.

Problemas de acesso podem ser comunicados ao e-mail acessopdi@ifmg.edu.br.

Como participar (a partir de 1º de agosto)?

Passo a passo:

Os participantes podem contribuir com pontos fortes e pontos fracos.

Fortes – contribuem para a melhoria em frentes como o ensino, aprendizado, pesquisa, produtividade de servidores, relação com o mercado de trabalho, transparência nos gastos públicos, relação com o setor produtivo e comunidade, entre outros.

Fracos – quando indisponíveis, contribuem para redução de qualidade em atividades de ensino, pesquisa, extensão, produtividade de servidores, relação com o mercado de trabalho, transparência nos gastos públicos, relação com o setor produtivo e comunidade, entre outros.

Exemplos: orçamento, pessoas, tecnologia, edifícios, infraestrutura física (tangíveis); conhecimento, confiança, reputação, marca, processos, projetos, habilidade gerenciais (intangíveis).

Premiação

Os cinco campi vencedores serão levantados a partir do índice de participação de cada unidade, calculado em relação ao número de discentes, docentes e TAEs.  O resultado será divulgado ao final do período previsto para a consulta à comunidade. A premiação vai ser destinada às áreas de convivência: R$ 20 mil para o primeiro colocado, R$ 15 mil para o segundo, R$ 10 mil para o terceiro, R$ 8 mil para o quarto e R$ 7 mil para a quinta posição.

A equipe moderadora será composta pela Comissão Executora do Projeto de Elaboração do PDI 2024-2028, além das Comissões Temáticas.

Informações completas podem ser acessadas no REGULAMENTO - PORTARIA 767.

registrado em: