Notícias
Programação da Jornada da Consciência Negra no Campus Santa Luzia
ATIVIDADE 1
Roda de conversa sobre valorização da cultura negra com o pedagogo, ator e arte-educador Evandro Nunes de Lima* (UFOP).
📍 Local: nas salas de aulas das respectivas turmas.
⏰ Horários:
1º - T18 / 8h00-8h30 / (Prof. Lílian/Língua Inglesa)
2º - T21 / 8h35-09h05 / (Prof. Daniel/Biologia)
3º - T22 / 9h30-10h00 / (Prof. Daniel/Biologia)
4º - T17 / 10h20-10h50 / (Prof. Lílian/Língua Inglesa)
5º - T20 / 10h55-11h25 / (Prof. Marcos/Topografia)
6º - T19 / 11h10-11h40 / (Prof. Neilson/Filosofia)
*Doutorando em Educação pela UFOP/MG. Mestre em Educação pela FAE/UFMG. Especialista em Promoção da Igualdade Racial pela UNIAFRO/UFOP. Pós-graduado em Ensino e Pesquisa no Campo da Arte, Educação e Cultura pela UEMG Bacharel e licenciado em Pedagogia pela FACSAL – Faculdade da Cidade de Santa Luzia. Ator, Diretor em Teatro e Co-fundador do Teatro Negro e Atitude. Pesquisador das Artes Negra/Teatros Negros. Coordenou o curso de Teatralidades Negras pela Escola Livre de Arte de Belo Horizonte. Criador da Webserie "Série Sofá Azul com Evandro Nunes". Fez parte da Equipe de Formadores do Projeto A cor da Cultura, TV Futura/ Fundação Roberto Marinho. Coordenou e ministrou formação pelo projeto Ler o Mundo com Olhos Negros a partir da Lei 10.639 e Lei 11.645, direcionado para professores da Rede de Educação de Belo Horizonte e Contagem. Criador da Webserie "Série Sofá Azul com Evandro Nunes". Integra o Movimento Negro Unificado e as Pretas em Movimento. Diretor da Rede Afro LGBT de Minas Gerais. Desde 2015 desenvolve rodas de conversa sobre masculinidades possíveis.
ATIVIDADE 2
Feira de empreendedorismo negro e Oficina de Turbante
📍 Local: Tendas em frente ao ginásio.
⏰ Horário: A partir de 13h00
ATIVIDADE 3
Exibição de documentário educativo: “Um Baobá no Cerrado: Episódio 01 – Rosários e Resistências”
Direção: Gustavo Villa
Produção: Marina Gomide
SINOPSE
"Rosários e Resistências" é uma jornada pela herança espiritual das comunidades afro-brasileiras, que preservam as tradições de Nossa Senhora do Rosário em Santa Luzia, Minas Gerais. O episódio de estreia da minissérie documental “Um Baobá no Cerrado”, demonstra a profunda ligação com essas tradições, que se manifestam de forma vibrante nas áreas rurais do município, como as localidades do Fecho, Angu Duro, Carreira Comprida e Quilombo de Pinhões. Além disso, explora as influências e memórias dessas tradições nas áreas urbanas, como o bairro Asteca e a rua Alto do Tanque. Uma imersão na espiritualidade e cultura dessas comunidades que resistem e celebram suas raízes ancestrais.
📍 Local: Auditório do Campus (Bloco A).
⏰ Horário:
1º exibição: 13h00 (Público-alvo: 3ºs anos)
2ª exibição: 14h00 (Público-alvo: 2ºs anos)
3ª exibição: 15h00 (Público-alvo: 1ºs anos)
Apresentação: Luiz Eduardo Rezende de Jesus - Pai Luiz*
* Bacharel em Educação Física. Graduando em Cultura e História Afro-Brasileira e Cultura Indígena. Presidente e Fundador da AETAL (Associação Cultural de Encontro de Terreiros Afro Luzienses). Conselheiro de Cultura do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Santa Luzia.
ATIVIDADE 4
Desfile dos estudantes: temática afro-brasileira
📍 Local: Tendas em frente ao ginásio.
⏰ Horário: 15h40