Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ações do Campus Santa Luzia na SNCT 2020

Ações do Campus Santa Luzia na SNCT 2020

Integrada e virtual, a Semana da Ciência e Tecnologia do IFMG vai oferecer mais de 100 atividades gratuitas. Entre elas, palestras, oficinas e bate-papos. Que tal fazer parte desse universo?

Com o tema “Inteligência Artificial: a nova fronteira da ciência brasileira”, inicia-se amanhã, dia 20/10/2020, a Semana Nacional da Ciência e Tecnologia do IFMG que acontecerá, pela primeira vez, de forma virtual e integrada.

Bastante diversificada, a programação contará com mais de 100 atividades gratuitas, entre oficinas, bate-papo e minicursos com servidores do IFMG e convidados externos. Um dos principais destaques do evento é que, ao invés de posters, os alunos apresentarão seus projetos científicos em vídeos- pitchs publicados no canal IFMG Play.

O IFMG Campus Santa Luzia participará da SNCT 2020 com 4 atividades e 6 pitchs:

ATIVIDADES

MINICURSO: Matemática Financeira com Funções da Calculadora Hp 12c

Responsável: Rodnei Alves Marques

Data: 20/10/2020

Horário: 19:30 às 20:30h

Resumo: O minicurso Matemática Financeira com funções da calculadora financeira HP 12c oferecerá introdução de uma das ferramentas mais utilizadas em todo o mercado financeiro, e por vezes não é tão bem utilizada devido à falta de conhecimentos básicos. Nesse cenário, conhecer as principais funções da calculadora é fundamental.

PALESTRA: Cidades Inteligentes: Relações entre Tecnologias e Pessoas

Responsável: Samantha Cidaley de Oliveira Moreira e Leandro Luiz Santos

Data: 20/10/2020

Horário: 19:30 às 20:30h

Resumo: O objetivo da palestra é apresentar conceitos sobre cidades inteligentes e sua aplicabilidade para melhorar a qualidade de vida das pessoas na atualidade. A relação entre tecnologias e pessoas é uma realidade e se apresenta como uma temática a ser discutida.

PALESTRA: Mapeamento Urbano com Drone

Responsável: Leandro Duque de Oliveira

Data: 21/10/2020

Horário: 15:30 às 16:30h

Resumo: As aplicações do drone vão além do uso recreativo; novas ferramentas e acessórios vem sendo desenvolvidos dando aos VANTs (veículos aéreo não transportado) diferentes funções. Uma delas é a utilização para mapeamentos urbanos e os produtos desta nova funcionalidade são ortomosaicos, modelos digitais de terreno e curvas de nível. Nessa palestra serão apresentados os produtos derivados do mapeamento piloto realizado no entorno do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Santa Luzia pelo professor responsável e pelas monitoras Luiza Nunes Pereira e Daiane Dias da Costa.

PALESTRA: A importância da Iniciação Científica Junior: trajetórias e experiências

Responsável: Neilson José da Silva

Data: 21/10/2020

Horário: 15:30 às 16:30h

Resumo: A importância da Iniciação Científica Junior: trajetórias e experiências - O objetivo dessa atividade é incentivar as atividades de iniciação científica e de extensão em geral, bem como projetos de iniciação científica júnior no IFMG - Campus Santa Luzia. Esta proposta tem como foco a apresentação de trajetórias e da experiências bem sucedidas nessa área, através de minha atuação como referência técnica de três convênios de cooperação técnica junto à FAPEMIG, Coordenador de Projetos de Bolsas junto à FUNDEP - UFMG e idealizador do PIBIC - Jr da FUNEC que teve projetos de Discentes e Docentes premiados em âmbito estadual, regional, nacional e internacional.

PITCHS

Título do Trabalho

Análise Temporal das Taxas de Suicídios no Estado de Minas Gerais

Rodnei Alves Marques (IFMG), Spencer Barbosa da Silva (UFOP)

Estudo de caso relacionado a solos, retro análise de laboratório.

João Vitor Angola de Andrade e Diego Frade

DESENVOLVIMENTO DE MOBILIÁRIO RESIDENCIAL PARA DEMANDAS POPULARES: UMA CONTRIBUIÇÃO DO DESIGN E DA ERGONOMIA.

ALINE CRISTINA MORAIS FERREIRA; Viviane Gomes Marçal; Wemerton Luis Evangelista

Os impactos do ensino remoto nas monitorias de Geografia e História do IFMG campus Santa Luzia

Luisa Nunes Pereira, Daiane Dias Costa, Leandro Duque de Oliveira, Francisco Barbosa de Macedo

A contribuição da ergonomia física e cognitiva no processo de ressocialização: Estudo de caso em uma Associação de Proteção aos Condenados (APAC).

Wemerton Luis, Viviane Gome, Luciano Modesto, Lucas Santos, Raissa Farias e Tamiris Oliveira.

Replicando Modelo de Intervenção Sustentável na Microbacia do Córrego Baronesa

Raquel Manna Julião, Fernanda Coelho, Raquel Morais Lopes

Confira a programação completa e faça já sua inscrição!

registrado em: