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Resultado da Seleção para o 17° MINIONU

publicado: 02/05/2016 00h00, última modificação: 14/10/2016 10h23

 

Está divulgado o Resultado da seleção dos discentes que irão participar do 17º MINIONU.


- Resultado da seleção do Minionu.        

 

            O IFMG Campus Sabará conseguiu cinco inscrições gratuitas para alunos do ensino médio participarem do evento “Minionu”, organizado pela Puc-Minas.

              Conforme descrição da organização, o Minionu “é um projeto realizado pelo Departamento de Relações Internacionais da PUC Minas que objetiva levar temas internacionais aos alunos do ensino médio. Ele insere-se no conjunto de simulações das Nações Unidas realizadas em todo mundo. É um projeto pedagógico com concepção abrangente de aprendizado. Através do engajamento de estudantes do curso de Relações Internacionais, formam-se comit ês (ambiente de simulação de organismos internacionais ou instituições nacionais com agenda internacional) que serão palco de discussões de temas relevantes da agenda internacional. Cada comitê procura reproduzir o que acontece na realidade. Os alunos do ensino médio transformam-se em delegados que defendem interesses do ator a ele atribuído. Para tanto, esses alunos passam por um período de preparação em suas escolas, sob supervisão de professores. Durante quatro dias os delegados, distribuídos em seus comitês, debatem, pactuam, deliberam e criam consensos para os temas em questão. Sendo assim, estará a prova não somente os conhecimentos, mas a capacidade de relacionamento, diálogo e gerência do imprevisto. Desta forma, o MINIONU, ao adotar tais características, contribui para a ampliação das fronteiras do conhecimento, diferenciando-o não apenas dos demais modelos, mas sendo reconhecido por fazer a diferença na vida de milhares de jovens brasileiros”.

        Como o número de isenções é reduzido, haverá seleção dos interessados entre os dias 3 e 4 de maio, seleção que será baseada no histórico escolar, avaliação do perfil e avaliação socioeconômica, conforme for o caso, sendo possível também a realização de entrevista com os alunos interessados nos dias 03 (de 16h50min às 17h40min) e 04 (de 11h00 às 13h00).

        Existe também a possibilidade de participação por meio de pagamento de inscrição, custeada pela própria família, no valor de R$180,00. Ressalta-se que mesmo que os pais se disponham a pagar pela inscrição, o(a) aluno(a) também será submetido(a) à seleção, e que caso o número total de interessados se adeque ao número de isenções, será automaticamente alocado(a) nas vagas de isenção.

         O evento acontecerá entre os dias 12 e 15 de outubro (de 4ª a sábado), na Puc Coração Eucarístico, o dia todo (em um dos dias poderá ter, inclusive, atividade noturna). Em todos os dias os alunos serão acompanhados por, pelo menos, um professor (na pessoa da coordenadora do projeto, Ludmila Nogueira Murta). As despesas com alimentação e transporte dos alunos não são cobertas pela isenção, mas a coordenação construirá com os alunos formas alternativas de levantamento dos recursos necessários para cobrir todos os gastos.

        Para que os alunos possam se candidatar a uma das vagas, é necessária a entrega da autorização anexa devidamente preenchida e assinada por um dos responsáveis e pelo(a) aluno(a). A autorização se faz necessária diante dos seguintes fatos: os alunos precisarão dedicar horas adicionais de estudo para formação e preparação para participação no evento, inclusive para comparecer a encontros de orientação e discussão, que podem ocorrer inclusive aos sábados; os alunos perderão dois dias de aula durante o evento, tendo direito a fazer segunda chamada de avaliações que forem eventualmente aplicadas nesse período; os alunos farão, durante os quatro dias de evento, o deslocamento em grupo até o local do evento, em transporte fretado (que entrará nos custos adicionais); os alunos ficarão, nos quatro dias de evento, totalmente envolvidos nas atividades, ficando impedidos de desenvolver outras atividades nos horários em que houver previsão de ações relacionadas ao evento.

Caso tenham alguma dúvida, favor entrar em contato através do e-mail: ludmila.murta@ifmg.edu.br
 

- Autorização de Participação