Notícias
Racionalidades Médicas na Especialização em Direito Sanitário da ESPMG
No dia 06 de dezembro, o Técnico em Assuntos Educacionais José Marcello, lecionou uma aula sobre o conceito de Racionalidades Médicas na Especialização de Direito Sanitário da Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESPMG).
Na oportunidade foi debatida a importância de conhecer melhor o universo conceitual das Práticas Integrativas e Complementares no SUS para evitar preconceitos e tomar decisões com base em dados seguros. O conceito de Racionalidades Médicas foi desenvolvido pela Profa. e pesquisadora Madel Therezinha Luz, socióloga, nos anos 90 do século XX, na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) para entender as diferenças entre sistemas médicos complexos construídos sobre seis dimensões: uma morfologia humana, uma dinâmica vital, uma doutrina médica (o que é estar doente ou ter saúde), um sistema diagnóstico, uma cosmologia e um sistema terapêutico. Temos como exemplo desses sistemas médicos a Medicina Tradicional Chinesa, a Homeopatia, a Medicina Ayurveda e a Medicina ocidental. Durante a aula foram conduzidos exercícios respiratórios e de automassagem, produzindo relaxamento e concentração na turma composta por gestores de municípios mineiros e procuradores do Ministério Público.
Esta ação é um desdobramento do Curso FIC de formação de instrutores de práticas corporais da Medicina Tradicional Chinesa no SUS em parceria com a ESPMG e a Secretaria Estadual de Saúde (SESMG), coordenado pela Enfermeira Kelly Cristina, que fechou o segundo ano com 8 turmas concluídas e 181 egressos formados.
José Marcello é professor de Tai Chi Chuan no Curso FIC e representa o IFMG no GT de revisão da Política Estadual de Práticas Integrativas e Complementares de Minas Gerais.