Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Projeto do Campus Sabará será destaque em série nacional do MEC sobre desenvolvimento regional
conteúdo

Notícias

Projeto do Campus Sabará será destaque em série nacional do MEC sobre desenvolvimento regional

Nova temporada da série “Indicações Geográficas nos Institutos Federais” mostrará como iniciativas da Rede Federal fortalecem identidades locais e impulsionam transformação socioeconômica.
publicado: 11/05/2026 16h01, última modificação: 12/05/2026 08h23

O Campus Sabará recebeu, na última quinta-feira, 7 de maio, a equipe responsável pelas gravações da segunda temporada da série “Indicações Geográficas nos Institutos Federais”, iniciativa do Ministério da Educação (MEC) e Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) ao apresentar experiências desenvolvidas pela Rede Federal em diferentes regiões do país.

As filmagens no campus foram realizadas com estudantes, professores e integrantes do projeto de extensão "Sabores e Saberes da Jabuticaba: Turismo de Experiência para Valorização da IG Sabará” que visa fomentar o turismo de base comunitária focada na jabuticaba e seus produtos derivados. A produção audiovisual é executada pela equipe da Diretoria de Comunicação do Instituto Federal Baiano (IF Baiano), formada por Vinicius de Jesus Almeida, Glauco Neves e Cristina Mascarenhas e a série vai retratar como projetos ligados às indicações geográficas, à valorização territorial e à pesquisa aplicada têm contribuído para fortalecer identidades locais, gerar oportunidades e promover desenvolvimento socioeconômico em diversas comunidades brasileiras.

WhatsApp Image 2026-05-11 at 09.27.56 (1).jpeg

6bbe3e11-ce71-475f-85d2-509c70ebb414.JPGSegundo o coordenador do projeto, Edilson Nolaço dos Santos, o projeto foca no registro da Indicação Geográfica (IG) e na estruturação de rotas turísticas que funcionem durante todo o ano, indo além do tradicional período de safra. O objetivo principal é capacitar e organizar os produtores locais, em sua maioria mulheres, que transformam a fruta em derivados como geleias, doces, compotas e licores. "Diferente do que muitos pensam, a proteção da IG não recai sobre a fruta in natura, mas sim sobre seus produtos derivados. Como a jabuticaba é altamente perecível e possui uma safra curta, o uso da polpa congelada permite que a produção e a comercialização ocorram ininterruptamente", disse ele.

Atualmente, a grande vitrine da produção local é o Festival da Jabuticaba, que ocorre em novembro, em Sabará. A nova estratégia busca integrar a tradição dos "quintais" das produtoras ao circuito histórico da cidade, que já conta com igrejas, museus e teatros. "Nosso objetivo é mapear os atrativos históricos e construir rotas para que o turista possa visitar um museu e, em seguida, conhecer o local de produção, vivenciando o consumo da jabuticaba onde ela nasce", explica Nolaço.

Assista a primeira temporada da série no YouTube

A primeira temporada foi lançada em 2025, com cinco episódios, e está disponível no canal do MEC no YouTube e no Canal Educação. O Campus Sabará integrará agora a segunda temporada da produção.

Durante a passagem pelo campus, a equipe acompanhou atividades acadêmicas, registrou depoimentos e realizou imagens relacionadas às iniciativas desenvolvidas pela instituição, evidenciando o impacto das ações do IFMG na valorização de saberes, produtos e características regionais. A proposta da série é aproximar a sociedade das experiências construídas pelos institutos federais e destacar o papel da Rede Federal na promoção da inovação, da pesquisa aplicada e do desenvolvimento regional sustentável.

Ao final das filmagens, a diretora de Comunicação do IF Baiano, Cristina Mascarenhas, destacou o acolhimento recebido pelo Campus Sabará. "Tanto o apoio logístico quanto a infraestrutura oferecida foram decisivos para que o trabalho fluísse sem dificuldades. Nosso agradecimento se estende a toda a equipe de apoio e à diretoria do Campus, cuja atuação foi essencial na diárias de filmagem. Essa colaboração só reforça o papel das instituições de ensino no suporte à valorização das identidades regionais e do patrimônio geográfico do país", agradeceu Mascarenhas.