Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Maria Eduarda Celestino, aluna de Engenharia de Controle e Automação do IFMG campus Sabará, defende Trabalho de Conclusão sobre Inclusão Feminina na Engenharia
conteúdo

Notícias

Maria Eduarda Celestino, aluna de Engenharia de Controle e Automação do IFMG campus Sabará, defende Trabalho de Conclusão sobre Inclusão Feminina na Engenharia

publicado: 09/10/2024 10h52, última modificação: 09/10/2024 10h52

No dia 08 de outubro de 2024, a aluna Maria Eduarda Celestino, do curso de Engenharia de Controle e Automação do IFMG - Campus Sabará, defendeu seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) intitulado: “Desenvolvimento de Bancada Didática de Automação para Inclusão Feminina na Engenharia”. A apresentação aconteceu no Auditório do campus e contou com a participação da comunidade acadêmica e de convidados.

Sob a orientação do professor Rodrigo Hiroshi Murofushi e coorientação da professora Mariella Maia Quadros, Maria Eduarda desenvolveu uma bancada didática voltada para a automação, com o objetivo de incentivar e promover a inclusão feminina nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática (STEAM). O trabalho visou criar um ambiente de aprendizado mais inclusivo, utilizando a automação como ferramenta pedagógica para mostrar que a engenharia é um campo acessível e interessante para todos, independentemente do gênero.

A banca avaliadora foi composta pelos servidores Mariella Maia QuadrosBruna Caroline Ferreira, e Moisés Martins Gonçalves, que destacaram a relevância do tema abordado. Segundo os avaliadores, iniciativas como esta são essenciais para a formação de profissionais conscientes da importância da diversidade no ambiente de trabalho e para a redução da desigualdade de gênero em áreas predominantemente ocupadas por homens, como a engenharia.

A defesa de Maria Eduarda reforça o compromisso do IFMG Sabará em incentivar projetos que trazem inovação e impacto social, além de fortalecer a atuação de mulheres na engenharia, criando um ambiente mais acolhedor e inclusivo.