Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG campus Sabará participa de Encontro Nacional de Inovação na Educação Profissional e Tecnológica
conteúdo

Notícias

IFMG campus Sabará participa de Encontro Nacional de Inovação na Educação Profissional e Tecnológica

Realizado em Brasília, entre os dias 7 e 9 de maio, evento contou com a presença de representantes de vários Institutos Federais do país. Campus Sabará apresentou caso de sucesso em Iniciação Tecnológica
publicado: 15/05/2024 09h38, última modificação: 15/05/2024 09h38

O II Encontro Nacional de Inovação e Empreendedorismo na Educação Profissional e Tecnológica (InovEPT), organizado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) reuniu em Brasília, de 7 a 9 de maio, gestores, lideranças e pesquisadores em torno de debates para criação de um ecossistema de inovação na EPT. O evento contou com a presença de representantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, Universidades Federais, Órgãos Governamentais, Sistema S, Setor Privado, entre outros, que participaram de apresentações e discussões sobre desafios, métodos e práticas relacionadas à inovação e ao empreendedorismo no âmbito da educação profissional e tecnológica.

Por meio do workshop “Iniciação Tecnológica: experiências exitosas do projeto de âmbito nacional”, realizado na tarde do dia 7, o professor da área de Informática do Campus Sabará, Carlos Alexandre Silva, apresentou as experiências à frente do “Programa Sabará”. Ao lado da secretária Municipal de Educação de Sabará, Fernanda Silveira, ele foi convidado pelo Ministério da Educação a falar sobre a ação extensionista de capacitação e inclusão digital para alunos da educação básica do município. Eles também participaram de uma consulta com um especialista a respeito das parcerias público-privada.

O Programa Sabará, coordenado pelo docente, está entre os 40 aprovados pelo edital 88/2022, da Setec/MEC, que selecionou propostas de iniciação tecnológica de instituições da Rede Federal para o desenvolvimento de ações de formação em programação, robótica e cultura maker para estudantes dos anos finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano) das redes públicas de ensino.
Também participaram do evento docentes do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), além dos campi Bambuí,  Ibirité e Betim, além do Polo de Inovação do IFMG.