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IFMG Sabará apresenta trabalhos no maior evento de iniciação científica do país
Congresso Nacional de Iniciação Científica (CONIC), considerado o maior evento de iniciação científica do Brasil, realizou sua 21ª edição de forma virtual em 2021 entre os dias 07 a 10 de dezembro. Foram mais de 1300 trabalhos inscritos com participação de mais de 150 instituições de ensino superior.
O Instituto Federal de Minas Gerais campus Sabará teve 3 trabalhos aprovados e apresentados na área de Ciências Exatas e da Terra, sendo eles: "ANÁLISE DO IMPACTO DA ATENÇÃO SELETIVA NO DESEMPENHO ACADÊMICO DE ESTUDANTES DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO" de Daniela Batista e Bárbara Rabelo; "ANÁLISE DA DIMENSIONALIDADE E CARACTERIZAÇÃO COGNITIVA DE UM CTT APLICADO A UM PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL FEMININA" de Nikolas Silva e Luis Orlande e "UTILIZAÇÃO DO MODELO EPIDEMIOLÓGICO SIR NA DISSEMINAÇÃO DA COVID-19: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA EM SABARÁ-MG" de Paula Ribeiro, sendo todos discentes do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação.
Os três trabalhos foram orientados pelo professor Carlos Silva e coorientados pelos professores Cristiane Targa e Daniel Conrado do próprio campus, além da professora Lillia Barsante da Prefeitura Municipal de Sabará. De acordo com Daniela "foi uma experiência muito boa participar do CONIC, foram apresentados diversos trabalhos relevantes. O evento foi bem organizado e as sugestões feitas pelo professor avaliador presente foram significativas e bem interessantes para possíveis trabalhos futuros".
Para o discente Nikolas, "foi muito gratificante participar de um trabalho aprovado no CONIC 2021. Ter apresentado o trabalho no evento e ter recebido um feedback positivo tanto do trabalho quanto do projeto PS4W foi bem positivo!". Já para Paula "foi uma experiência enriquecedora e com certeza uma grande oportunidade curricular". Segue abaixo uma descrição sobre os trabalhos:
Título: ANÁLISE DO IMPACTO DA ATENÇÃO SELETIVA NO DESEMPENHO ACADÊMICO DE ESTUDANTES DO CURSO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
Autor(es): DANIELA MEDEIROS BATISTA; BÁRBARA SANTOS RABELO
Orientador: CARLOS ALEXANDRE SILVA
Resumo: O aprendizado é constituído de diversos fatores internos e externos, o que o torna um processo complexo e particular, por isso, identificar o que tem causado maior impacto no desempenho acadêmico de um determinado indivíduo pode ser uma tarefa complicada. Dentre os possíveis fatores, estão as habilidades cognitivas, consideradas essenciais para a formação do entendimento. O presente estudo buscou realizar uma análise comparativa entre os resultados de uma amostra de alunos do curso de Sistemas de Informação do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Sabará – no teste cognitivo de Stroop, conhecida ferramenta científica, para avaliar a atenção seletiva e seus desempenhos nas disciplinas cursadas até o momento do estudo, a fim de verificar se seria possível encontrar, analiticamente, uma relação visível. Pelo estudo foi possível entender que, em determinada parcela da amostra, a conexão entre os resultados se mostrou mais visível, ressaltando o entendimento de que determinados fatores afetam mais alguns indivíduos do que outros.
Título: ANÁLISE DA DIMENSIONALIDADE E CARACTERIZAÇÃO COGNITIVA DE UM CTT APLICADO A UM PROJETO DE INCLUSÃO DIGITAL FEMININA
Autor(es): NIKOLAS GABRIEL DA SILVA; LUÍS FERNANDO ORLANDE DE ALMEIDA
Orientador(es): CARLOS ALEXANDRE SILVA; CRISTIANE NORBIATO TARGA; DANIEL BRUNO FERNANDES CONRADO
Resumo: O pensamento computacional tem se difundido na educação básica pelo mundo, e as discussões de como empregá-lo para alunos desse nível de ensino vem aumentando cada vez mais. A busca pela elaboração de estratégias para a compreensão e resolução de problemas com base em fundamentos da computação faz parte desse conceito. Como as tecnologias de informação se tornam cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, é importante que metodologias de ensino relacionadas ao pensamento computacional sejam incluídas no percurso formativo de crianças e adolescentes. Motivado pela inexistência de um consenso na medição do ensino de pensamento computacional, este artigo se propõe a analisar a dimensionalidade e caracterização cognitiva de um Computational Thinking test (CTt) aplicado a um projeto de inclusão digital feminina de alunas do ensino básico da cidade mineira de Sabará. Para esta análise foram utilizadas características cognitivas do modelo Cattell-Horn-Carroll (CHC) de inteligência. Os resultados mostram que as alunas obtiveram desempenhos satisfatórios nas operações mentais referentes à Raciocínio Fluido (Gf), indicando que o projeto pode ter contribuído para uma evolução em suas capacidades de resolver problemas e deduzir soluções a partir de indícios.
Título: UTILIZAÇÃO DO MODELO EPIDEMIOLÓGICO SIR NA DISSEMINAÇÃO DA COVID-19: UMA ANÁLISE EXPLORATÓRIA EM SABARÁ-MG
Autor(es): PAULA CRISTINA BATISTA RIBEIRO
Orientador(es): CARLOS ALEXANDRE SILVA; LILLIA DOS SANTOS BARSANTE SILVA
Resumo: Este artigo apresenta uma análise exploratória de um estudo de caso referente à média móvel de dados oficiais da disseminação da doença COVID-19 no município histórico mineiro, Sabará. Localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, a cidade possui população estimada em 137.125 habitantes e não possui leitos de UTI. A análise foi feita entre os meses de março de 2020 a junho de 2021. Neste trabalho realizou-se um estudo numérico do modelo matemático epidemiológico SIR, para descrever a dinâmica de transmissão de COVID-19 em Sabará/MG. A simulação da dinâmica do modelo foi resolvida numericamente através do algoritmo de Runge-Kutta de 4ª ordem em linguagem Octave. Apesar de simples, os resultados mostram que o modelo SIR apresentou padrão de comportamento similar quando comparado aos dados oficiais divulgados pela prefeitura de Sabará por meio de boletins epidemiológicos diários. Isso evidencia que o uso de modelos matemáticos epidemiológicos associados a métodos numéricos constitui uma importante ferramenta no auxílio de tomada de decisão para gestores públicos em questões sanitárias.
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