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Estudantes de Sabará são premiadas no Congresso Nacional de Iniciação Científica

Entre os dias 7 e 10 de dezembro cinco alunos de graduação do Campus Sabará apresentaram artigos Conic. Trabalho sobre o impacto da atenção seletiva no desempenho acadêmico alcançou o primeiro lugar na sua categoria e ficou entre os nove premiados do evento.
publicado: 15/12/2021 14h46, última modificação: 15/12/2021 18h29

Estudantes do Campus Sabará apresentaram três artigos na 21ª edição do Congresso Nacional de Iniciação Científica (Conic), que aconteceu de 7 a 10 de dezembro, virtualmente, com participação de mais de 150 instituições de ensino superior. Entre os 1,3 mil trabalhos inscritos, destaca-se o artigo “Análise do impacto da atenção seletiva no desempenho acadêmico de estudantes do curso de sistemas de informação", de autoria de alunas do campus, que alcançou o 1º lugar na área "Ciências Exatas e da Terra", categoria "Trabalhos concluídos".

Todos os trabalhos apresentados por estudantes do IFMG no Conic concentram-se na área de Ciências Exatas e da Terra e são fruto de projetos de pesquisa do curso de graduação em Sistemas de Informação e da Reitoria. As estudantes Daniela Medeiros Batista e Bárbara Santos Rabelo, autoras do artigo premiado, foram orientadas pelos professores Carlos Alexandre Silva, Cristiane Norbiato Targa e Daniel Bruno Fernandes Conrado. Daniela avalia a participação no congresso como muito boa e completa, com apresentação de diversos trabalhos relevantes. "O evento foi bem organizado e as sugestões feitas pelo professor avaliador presente foram significativas e bem interessantes para possíveis trabalhos futuros", comenta.

O segundo lugar na área "Ciências Exatas e da Terra", categoria "Trabalhos concluídos" também coube ao IFMG, com o artigo "Utilização do modelo epidemiológico sir na disseminação da Covid-19: uma análise exploratória em Sabará-MG”. Paula Cristina Batista Ribeiro, autora do trabalho, que foi orientado pelos professores Carlos Alexandre Silva e Lillia dos Santos Barsante Silva, destaca a participação no Conic como “uma experiência enriquecedora e, com certeza, uma grande oportunidade curricular".

Já o artigo “Análise da dimensionalidade e caracterização cognitiva de um CTT aplicado a um projeto de inclusão digital feminina”, orientado pelo professor Carlos Alexandre Silva, foi desenvolvido pelos estudantes Nikolas Gabriel da Silva e Luís Fernando Orlande de Almeida. “Ter apresentado o trabalho no evento e ter recebido um feedback tanto do trabalho quanto do projeto PS4W foi bem positivo", agradece Nikolas.

Conheça os trabalho apresentados
Título Análise do impacto da atenção seletiva no desempenho acadêmico de estudantes do curso de sistemas de informação Análise da dimensionalidade e caracterização cognitiva de um CTT aplicado a um projeto de inclusão digital feminina Utilização do modelo epidemiológico SIR na disseminação da Covid-19: Uma análise exploratória em Sabará-MG
Autor(es) Daniela Medeiros Batista e Bárbara Santos Rabelo Nikolas Gabriel da Silva e Luís Fernando Orlande de Almeida Paula Cristina Batista Ribeiro
Orientador(es) Carlos Alexandre Silva, Cristiane Norbiato Targa e Daniel Bruno Fernandes Conrado Carlos Alexandre Silva Carlos Alexandre Silva e Lilia dos Santos Barsante Silva
Resumo O aprendizado é constituído de diversos fatores internos e externos, o que o torna um processo complexo e particular, por isso, identificar o que tem causado maior impacto no desempenho acadêmico de um determinado indivíduo pode ser uma tarefa complicada. Entre os possíveis fatores, estão as habilidades cognitivas, consideradas essenciais para a formação do entendimento. O estudo buscou realizar uma análise comparativa entre os resultados de uma amostra de alunos do curso de Sistemas de Informação do Instituto Federal de Minas Gerais - Campus Sabará – no teste cognitivo de Stroop, conhecida ferramenta científica, para avaliar a atenção seletiva e seus desempenhos nas disciplinas cursadas até o momento do estudo, a fim de verificar se seria possível encontrar, analiticamente, uma relação visível. Pelo estudo foi possível entender que, em determinada parcela da amostra, a conexão entre os resultados se mostrou mais visível, ressaltando o entendimento de que determinados fatores afetam mais alguns indivíduos do que outros. O pensamento computacional tem se difundido na educação básica pelo mundo, e as discussões de como empregá-lo para alunos desse nível de ensino vem aumentando cada vez mais. A busca pela elaboração de estratégias para a compreensão e resolução de problemas com base em fundamentos da computação faz parte desse conceito. Como as tecnologias de informação se tornam cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, é importante que metodologias de ensino relacionadas ao pensamento computacional sejam incluídas no percurso formativo de crianças e adolescentes. Motivado pela inexistência de um consenso na medição do ensino de pensamento computacional, este artigo se propõe a analisar a dimensionalidade e caracterização cognitiva de um Computational Thinking test (CTt) aplicado a um projeto de inclusão digital feminina de alunas do ensino básico da cidade mineira de Sabará. Para esta análise foram utilizadas características cognitivas do modelo Cattell-Horn-Carroll (CHC) de inteligência. Os resultados mostram que as alunas obtiveram desempenhos satisfatórios nas operações mentais referentes à Raciocínio Fluido (Gf), indicando que o projeto pode ter contribuído para uma evolução em suas capacidades de resolver problemas e deduzir soluções a partir de indícios. Este artigo apresenta uma análise exploratória de um estudo de caso referente à média móvel de dados oficiais da disseminação da doença COVID-19 no município histórico mineiro, Sabará. Localizada na região metropolitana de Belo Horizonte, a cidade possui população estimada em 137.125 habitantes e não possui leitos de UTI. A análise foi feita entre os meses de março de 2020 a junho de 2021. Neste trabalho realizou-se um estudo numérico do modelo matemático epidemiológico SIR, para descrever a dinâmica de transmissão de COVID-19 em Sabará/MG. A simulação da dinâmica do modelo foi resolvida numericamente através do algoritmo de Runge-Kutta de 4ª ordem em linguagem Octave. Apesar de simples, os resultados mostram que o modelo SIR apresentou padrão de comportamento similar quando comparado aos dados oficiais divulgados pela prefeitura de Sabará por meio de boletins epidemiológicos diários. Isso evidencia que o uso de modelos matemáticos epidemiológicos associados a métodos numéricos constitui uma importante ferramenta no auxílio de tomada de decisão para gestores públicos em questões sanitárias.

Confira a lista de trabalhos premiados

Para saber mais, acesse o site do Conic.