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EDITAL 673/2024 - Processo Seletivo Simplificado para Transferência Interna, Transferência Externa e Obtenção de Novo Título do IFMG Campus Sabará.

publicado: 19/12/2024 14h55, última modificação: 20/12/2024 08h11

DIRETORA-GERAL DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DE MINAS GERAIS – CAMPUS SABARÁ, nomeada pela Portaria nº 1.195, Art. 7°, de 11 de outubro de 2023, publicada no DOU de 16 de outubro de 2023, Seção 2, pag. 23, no uso das suas atribuições legais, em especial, pela competência fixada pelo art. 41 do Regimento Geral do IFMG, torna público que estarão abertas, no dia 19 de dezembro de 2024, as inscrições destinadas à seleção de candidatos para Transferência Interna, Transferência Externa e Obtenção de Novo Título, para preenchimento de vagas existentes, bem como de vagas que possam surgir no início do primeiro semestre de 2025, com base no EDITAL 673/2024.

 DA VALIDADE E EXPECTATIVA DE VAGA

  • Este Processo de Seleção Simplificado terá validade para matrícula em cursos de graduação do IFMG Campus Sabará para o primeiro semestre do calendário escolar de 2025, conforme Anexo I deste edital.
  • A classificação no Processo de Seleção Simplificado não assegura a qualquer candidato o direito à vaga, mas apenas a expectativa de ser chamado a partir da existência de vaga. A concretização deste ato fica condicionada à observância da ordem de prioridade prevista no item 3.2 e ao cumprimento das exigências deste Edital e dos normativos do IFMG.

DAS INSCRIÇÕES

O candidato deverá realizar sua inscrição via formulário eletrônico disponível no sítio eletrônico do IFMG campus Sabará (https://www.ifmg.edu.br/sabara), no período de 19 de dezembro de 2024 a 20 de janeiro de 2025 anexando a documentação específica para cada modalidade deste edital:

  • Transferência Interna (Cursos Superiores):
  1. Estar regularmente matriculado em algum dos cursos superiores do campus Sabará; e
  2. histórico escolar do período corrente.
  • Transferência Externa (Cursos Superiores):
      1. comprovação de estar o candidato, à época da solicitação, em situação regular na instituição de ensino de origem, dentro dos prazos regimentais;

      2. declaração de matrícula do período corrente (a versão original deste documento deverá ser apresentada quando solicitado, sob pena de eliminação);
      3. Histórico Escolar da Instituição de Ensino Superior (IES) de origem, devidamente assinado pelo responsável e carimbado pela instituição ou, se emitido eletronicamente, que tenha possibilidade de verificação de autenticidade, contendo nomes e cargas horárias das disciplinas cursadas, notas ou conceitos (com legenda), carga horária cursada, regime de aprovação, ano, semestre, forma de ingresso no curso e situação do discente perante o ENADE. Também deve constar, no histórico, o ato que autoriza o funcionamento do curso e/ou seu ato de reconhecimento pelo MEC (a versão original deste documento deverá ser apresentada quando solicitada, sob pena de eliminação).
    • Obtenção de Novo Título (Cursos Superiores):
      1.  Diploma de curso superior registrado por órgão competente ou declaração de conclusão de curso superior com documento comprobatório de solicitação de emissão e/ou registro do diploma     digitalizados (a versão original destes documentos deverá ser apresentada quando solicitado, sob pena de eliminação); e
      2.  Histórico Escolar da Instituição de Ensino Superior (IES) de origem, devidamente assinado pelo responsável e carimbado pela instituição ou, se emitido eletronicamente, que tenha possibilidade   de verificação de autenticidade, contendo nomes e cargas horárias das disciplinas cursadas, notas ou conceitos (com legenda), carga horária cursada, regime de aprovação, ano, semestre, forma de   ingresso no curso e situação do discente perante o ENADE. (A versão original deste documento deverá ser apresentada quando solicitada, sob pena de eliminação.)

    OBSERVAÇÕES

    • Os documentos apresentados pelo candidato não poderão ser substituídos, assim como não poderão ser acrescentados novos documentos ao processo após o término do período de inscrição.
    • A falta de quaisquer documentos exigidos para matrícula neste Processo Seletivo implicará no indeferimento do pedido.
    •  Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

    DAS VAGAS

    • As vagas ofertadas têm validade para o primeiro semestre do calendário escolar de 2025 e estão discriminadas no Anexo I deste edital.
    • O preenchimento destas vagas seguirá as seguintes prioridades (no caso dos superiores):

    a. Prioridade 1: candidatos à Transferência Interna entre os cursos do IFMG Campus Sabará.

    b. Prioridade 2: candidatos à Transferência Externa.

    c. Prioridade 3: candidatos a Obtenção de Novo Título.

    •  Se a totalidade das vagas disponíveis em algum curso for preenchida em uma determinada prioridade, as demais não serão oferecidas.
    •  Vagas não preenchidas em determinada prioridade serão remanejadas para a seguinte, observando-se a ordem estabelecida no subitem 3.2. do Edital
    •  Vagas surgidas em decorrência de transferência interna de curso serão automaticamente disponibilizadas e preenchidas observando-se a ordem estabelecida no subitem 3.2.  do Edital.

    DO RESULTADO E DA CHAMADA PARA MATRÍCULA

    • O resultado preliminar deste Processo Seletivo Simplificado será divulgado, por curso e modalidade, a partir do dia 30 de Janeiro de 2025 no sítio eletrônico do IFMG Campus Sabará (https://www.ifmg.edu.br/sabara).
    • Caberá recurso contra resultado previsto no item 7.1 no prazo de 24h a contar da publicação do resultado preliminar.
    • O recurso deverá ser enviado exclusivamente pelo formulário eletrônico disponível no  link: https://forms.gle/yKN3a6foB9M2EhPT8
    • Após análise dos recursos, o resultado final deste Processo Seletivo Simplificado será divulgado, a partir do di03 de fevereiro de 2025, no sítio eletrônico do IFMG Campus Sabará (https://www.ifmg.edu.br/sabara).
    • Todos os candidatos selecionados dentro do número de vagas, após divulgado o resultado final, deverão realizar matrícula na vaga conforme descrito no item 9.
    • A matrícula para a modalidade pretendida obedecerá rigorosamente a ordem de classificação.

    DA MATRÍCULA

    • As matrículas referentes ao presente certame serão realizadas de forma on-line.
    • As matrículas serão efetivadas a partir do preenchimento dos campos no Sistema de Matrículas do IFMG, disponível no link: matricula.ifmg.edu.br , e o envio da documentação digitalizada. As orientações complementares e o cronograma serão divulgados na página do IFMG Campus Sabará.
    • Cabe exclusivamente ao candidato classificado acompanhar as publicações de todos os atos referentes a este processo seletivo na página www.ifmg.edu.br/sabara .
    • Os candidatos convocados de acordo com o item 7.4 deverão efetuar suas matrículas a partir do dia 06 de março de 2025 , via Sistema de Matrículas (matricula.ifmg.edu.br) do IFMG.
    • O candidato que não efetuar sua matrícula no dia e horário especificados no subitem anterior será considerado desistente do processo e perderá direito à vaga.
    • O candidato, ao assumir a vaga, nos termos deste edital, declara estar ciente de que terá que se submeter a todas as adaptações que se fizerem necessárias para o cumprimento integral das exigências curriculares e que a fixação de seu período escolar fica dependente dessas adaptações.
    • No ato da matrícula, o candidato com a vaga deferida deverá enviar, através de formulário eletrônico específico, (uma) cópia digitalizada dos seguintes documentos:
      1. Uma foto recente 3x4;
      2.  CPF próprio;
      3. Carteira de Identidade (RG), preferencialmente, ou Carteira de Trabalho ou Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Carteira Profissional ou Passaporte. Em qualquer caso, é obrigatória a apresentação de um documento oficial que contenha os dados do RG (número, órgão expedidor, unidade da federação). Caso o candidato seja menor de idade, a matrícula deverá ser realizada por umresponsável legal munido de documento oficial de identificação;
      4. Certificado militar para candidatos do sexo masculino com idade entre 18 a 45 anos;
      5. certificado e Histórico Escolar de conclusão do Ensino Médio.
      6. guia de transferência, para candidatos oriundos de Transferência Externa, ou documento que comprove o cancelamento da matrícula na instituição de origem;
      7. documento que comprova a matrícula na instituição de ensino de origem, apresentada para inscrição;
      8. histórico escolar atualizado do curso superior de origem, apresentado para inscrição;
      9. diploma de conclusão de curso, no caso de obtenção de novo título.
    • Os documentos encaminhados pelo candidato, conforme item 8.4, deverão ter seus originais apresentados em data posterior, quando solicitado pelo Setor de Controle e Registro Acadêmico (CRA) do IFMG campus Sabará.
    • A falta de quaisquer documentos exigidos para matrícula neste Processo Seletivo Simplificado implicará no indeferimento do pedido, bem como qualquer divergência entre os documentos digitalizados e as versões originais.

    • A conferência de documentos, conforme prevista no item 8.5, deverá ser feita pelo próprio candidato ou por meio de procurador devidamente habilitado, mediante procuração pública com poderes específicos.

    • As vagas não preenchidas pelos candidatos convocados para matrícula, conforme subitem 8.1, serão disponibilizadas aos demais candidatos, obedecendo-se à ordem de classificação.

    • Todas as convocações para matrícula serão divulgadas no sítio eletrônico do IFMG campus Sabará (https://www.ifmg.edu.br/sabara), sendo de inteira responsabilidade do candidato o monitoramento.

    • Não haverá novas chamadas após 10 dias letivos contados a partir do início do 1º semestre letivo de 2025.

    DAS DEMAIS INFORMAÇÕES

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