Notícias
Professora Juliana Ventura tem tese vencedora do Prêmio CAPES na área de História
A tese da professora Juliana Ventura de Souza Fernandes, do campus de Ribeirão das Neves, foi a vencedora do Prêmio CAPES de Teses (2021), na área de História.
O Prêmio seleciona anualmente as melhores teses de doutorado defendidas em Programas de Pós-Graduação reconhecidos pelo MEC em 49 áreas. Para a seleção, são levados em conta critérios como a originalidade do trabalho e sua relevância para o desenvolvimento científico, tecnológico, cultural e social. Os autores das teses premiadas recebem certificado de premiação, medalha e bolsa para realização de estágio pós-doutoral.
Intitulada “A ‘Guerra dos 18 anos’ – repertórios para existir e resistir à ditadura e a outros fins de mundo. Uma perspectiva do povo indígena Xakriabá e suas cosmopolíticas de memória”, a tese vencedora é fruto de uma pesquisa documental e trabalho de campo realizado pela professora Juliana em parceria com o povo indígena. Trata-se de um estudo da ditadura militar (1964-1988) a partir do ponto de vista Xakriabá, cuja indianeidade foi negada pelo Estado brasileiro até os anos 1970. A tese se dedica também a analisar as incidências e efeitos dessa experiência entre os Xakriabá no presente.
Defendido no Programa de Pós-Graduação em História da UFMG, o trabalho contou com a orientação da professora Miriam Hermeto de Sá Motta.