Notícias
Prefeitura inicia obras do novo acesso ao Campus
Estudantes e servidores passarão a contar, a partir de janeiro de 2022, com um novo acesso para chegar ao campus do IFMG em Ribeirão das Neves. Essa é a previsão da Prefeitura da cidade, que iniciou nesta semana as obras de pavimentação da via que ligará a unidade até a Rua Vera Lúcia de Oliveira Andrade. A intervenção urbana é bastante aguardada pela comunidade escolar, já que está prevista desde 2016, ano da inauguração do campus.
De acordo com o diretor de Administração, Philipe Fioravante da Silva, o novo acesso, que tem aproximadamente 500 metros de distância, receberá a pavimentação ainda este ano. O asfalto será aplicado após a fase de terraplanagem e nivelamento da rua. Já no ano que vem, após o período das chuvas, a Prefeitura de Ribeirão das Neves fará a drenagem da via, além da instalação de um ponto de ônibus próximo à portaria.
O acesso vai facilitar a vida dos estudantes, uma vez que haverá linhas de ônibus urbanos que passarão a incluir a sede do IFMG em seus itinerários. Atualmente, o transporte coletivo não atende o campus. Grande parte dos alunos se desloca a pé vindo do centro da cidade. Um trajeto que dura cerca de 30 minutos. Com a nova portaria, que passará a ser utilizada como a principal, o acesso será mais fácil tanto para os pedestres como para os veículos, que terão a opção de chegar ao campus via Rua Cataguases e Rua Vera Lúcia de Oliveira Andrade.
“As obras representam um avanço e trarão maior acessibilidade para nossos alunos, professores, técnicos e toda a comunidade ao campus. Agradecemos a todos que contribuíram para que a obra fosse realizada ainda este ano”, afirma a diretora-geral, Maria das Graças de Oliveira.
Bloco didático
Além do acesso, o Campus Ribeirão das Neves iniciou a licitação para a construção do novo bloco didático, cujo valor está estimado em R$ 4.698.416,42. O prédio será composto por três pavimentos, contendo 12 salas de aula. O projeto prevê a sustentabilidade tanto na forma energética quanto no reaproveitamento de água da chuva.
A diretora-geral, Maria das Graças, relata a importância da obra. “O projeto viabilizará a ampliação em 100% das vagas, podendo chegar a 2400 alunos por ano. O campus contribuirá com a inserção de mais profissionais qualificados no mercado de trabalho, promovendo desenvolvimento regional, emprego e renda”, destaca.
O projeto foi realizado pela equipe da Diretoria de Infraestrutura da Reitoria, juntamente com a empresa Projeta Engenharia Ltda, e reflete a necessidade de ampliação do campus para cumprimento do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI). O cronograma prevê a finalização da obra em 2023.