Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Palestra: Tipologia Linguística das Línguas de Sinais

Palestra: Tipologia Linguística das Línguas de Sinais

por Gabriela Nunes publicado: 03/05/2018 20h46, última modificação: 03/05/2018 20h46

Na última sexta, dia 27/04, recebemos o doutorando em linguística, surdo, francês, Robert Gravilescu para nos apresentar parte de sua pesquisa de Doutorado intitulada Tipologia Linguística da Língua de Sinais Romena e outras línguas de sinais.

A palestra, promovida em parceria com a Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos de Minas Gerais (FENEIS - MG) contou com um público de aproximadamente 110 pessoas, entre comunidade interna e externa, e foi traduzida da American Sign Language para a Língua Brasileira de Sinais e para a Língua Portuguesa, por uma equipe de tradutores e intérpretes composta por surdos e ouvintes, são eles, a coordenadora do polo do Letras/Libras, Débora Goulart e os alunos do Letras/Libras: Éricka Viviene, Marina Teles, Mayke Jesus, Ivonne Makhoul e Gilberth Santos, os dois últimos também servidores do instituto.

DSC_0247.JPGRobert destacou a iconicidade presente nas dez línguas de sinais pesquisadas e a similaridade do uso do corpo na incorporação de personagens e na incorporação de situação.

Foram arrecadados 75 kg de alimentos não perecíveis, além de materiais de higiene pessoal que serão doados para a Escola Estadual Francisco Sales, que atende crianças e adolescentes surdos de BH e região metropolitana.

Veja todas as fotos do evento.

Para retirar seu certificado clique aqui.