Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Alunas do IFMG Ribeirão das Neves conquistam 1º lugar na etapa regional de competição mundial de tecnologia
conteúdo

Notícias

Alunas do IFMG Ribeirão das Neves conquistam 1º lugar na etapa regional de competição mundial de tecnologia

Quatro estudantes do campus foram destaque na etapa regional do Technovation Girls 2025 com o projeto do aplicativo "Caminho Seguro".
por Gabriela Nunes publicado: 24/06/2025 11h30, última modificação: 24/06/2025 12h56

 

As estudantes Carla Jhenifer Morais Vieira, Ellen Rodrigues da Silva, Emily Vitoria Melo Batista de Castro e Laís Cristina da Silva, do segundo ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFMG Campus Ribeirão das Neves, alcançaram o primeiro lugar na etapa regional da Technovation Girls 2025, a maior competição de tecnologia e empreendedorismo para meninas do mundo.

Com a equipe nomeada Golden Girls, as alunas desenvolveram o projeto do aplicativo Caminho Seguro, uma iniciativa que visa aumentar a segurança das mulheres em seus deslocamentos diários. Esta não é a primeira vez que a equipe participa da competição; a experiência adquirida na edição de 2024 foi fundamental para aprimorar o projeto e garantir a classificação neste ano.

Um aplicativo para transformar a realidade

O "Caminho Seguro" nasceu da necessidade de criar trajetos mais seguros para o público feminino. O aplicativo propõe o mapeamento de rotas seguras, utilizando tanto dados oficiais de órgãos de segurança pública quanto informações colaborativas fornecidas pelas próprias usuárias, que podem registrar alertas e compartilhar suas percepções sobre os trajetos.

“A partir de uma necessidade real de segurança nos deslocamentos diários, desenvolvemos o Caminho Seguro, um app que ajuda as usuárias a escolherem rotas mais seguras com base em indicadores oficiais de órgãos de segurança pública, bem como a coleta de dados colaborativos fornecidos pelas próprias usuárias e alertas da comunidade”, detalha a estudante Ellen Rodrigues.

A relevância social do projeto é reforçada pela aluna Carla Jhenifer, moradora de Ribeirão das Neves. "A ideia do Caminho Seguro veio de coisas que a gente vê e ouve o tempo todo. Casos trágicos, relatos de medo que viraram rotina. O aplicativo nasceu da vontade de transformar essa realidade, de usar a tecnologia para ajudar de verdade.", complementa.

Essa percepção é corroborada por dados: segundo pesquisa de 2024 dos Institutos Patrícia Galvão e Locomotiva, 71% das mulheres no Brasil já sofreram algum tipo de violência durante seus deslocamentos.

Para Laís, muitas meninas crescem aprendendo que voltar para casa pode ser perigoso: "É mais do que tecnologia, é um grito por liberdade, por justiça, por vida. Cada linha de código carrega histórias reais. Queremos um mundo onde nenhuma mulher precise escolher entre o caminho mais rápido e o mais seguro”.

Reconhecimento e próximos passos

A etapa de Pitch Regional, que garantiu a vaga na semifinal, foi realizada na Universidade Federal de Viçosa (campus Florestal), em parceria com o projeto MinasCoders. Além de medalhas e outros prêmios, a equipe Golden Girls conquistou duas mentorias de grande relevância com especialistas em inovação e empreendedorismo, incluindo uma com a GoldStreet Venture Capital, uma importante aceleradora de negócios.

O sucesso do projeto é fruto do empenho das alunas e do apoio do corpo docente do IFMG. Os professores Camila Laranjeira da Silva, Gilvânia Aguiar Lutkenhaus, Moisés Henrique Ramos Pereira, Rafael Barcellos de Moraes e Valdete Maria Gonçalves de Almeida acompanharam e orientaram as estudantes em diversas fases do projeto.

Para o futuro, a equipe planeja expandir o alcance do "Caminho Seguro". "Temos a intenção de estabelecer parcerias estratégicas com órgãos de segurança pública, empresas como a CEMIG e especialistas das áreas de Geografia e História. Planejamos também ampliar a divulgação do projeto em escolas, eventos e redes sociais", afirma Ellen sobre os planos de expansão da iniciativa.