Você está aqui: Página Inicial > Alunas do IFMG Neves no 25° MINIONU com Debates sobre Desafios Globais
conteúdo

Notícias

Alunas do IFMG Neves no 25° MINIONU com Debates sobre Desafios Globais

Por Isabella Lourenço e Sulamita Gabriely
publicado: 29/10/2024 09h25, última modificação: 30/10/2024 12h19

Entre os dias 12 e 15 de outubro de 2023, nove alunas do ensino médio integrado do IFMG, Campus Ribeirão das Neves, participaram das simulações do 25° MINIONU (Modelo Intercolegial das Nações Unidas), projeto elaborado pela PUC Minas, no Coração Eucarístico.

As estudantes participaram de diversos comitês, debatendo temas presentes no mundo atual, como o Triângulo Dourado e sua implicação no tráfico de drogas, inteligência artificial no mercado de trabalho, segregação espacial nas cidades, desenvolvimento sustentável e desafios da exploração do espaço exterior. Além disso, duas delas participaram do CINI (Comitê Internacional de Imprensa), responsável por fazer as reportagens nos dias de simulações.

Durante os dias de simulações, as alunas Sulamita Gabriely e Isabella Lourenço assumiram o papel de repórteres e produziram matérias para o Primal Times - o jornal da MINIONU, que traz acontecimentos diários de cada comitê. As duas observaram a simulação na ONU-Habitat, de onde relataram as dinâmicas do debate sobre a segregação espacial de imigrantes em cidades ao redor do mundo.

Primal Times 1° dia de simulação 
Primal Times 2° dia de simulação
Primal Times 2° dia de simulação 

Na edição deste ano, o ex-aluno Matheus Carvalho participou como integrante da equipe de logística do evento, responsável por auxiliar na organização e execução do projeto. Ele participou das duas edições anteriores do MINIONU, enquanto aluno do IFMG, campus Neves, e hoje está cursando Relações Internacionais (RI) na PUC Minas.

Assim como Matheus, outras alunas tiveram a oportunidade de participar em mais de uma edição do projeto, como a aluna Yasmim Vitória, do 3° de Informática. Segundo a estudante, “Participar do MiniONU, da PUC Minas, foi realizador e, sem dúvidas, uma experiência fantástica. Dentro do ambiente do comitê houve inúmeras trocas bilaterais, aprendizagens e memórias que carregarei comigo pelos próximos anos. Ter voz, ouvir e ser ouvida é algo incrível, bem como argumentar em prol de uma causa, fazendo sua defesa. Para aqueles que ainda não participaram de uma simulação de um encontro da Organização das Nações Unidas (ONU), super recomendo se aprofundar no assunto, tendo visões para um futuro melhor. Obrigada, MINIONU!”

Para a estudante do 3º ano de Administração, Cyara, que participou pela primeira vez, “A MINIONU foi uma experiência satisfatória e muito estimulante para mim. Foi uma oportunidade de aprender coisas novas e conhecer pessoas também. O assunto tratado no meu comitê (COPUOS) me chamou muita atenção e me permitiu adquirir novas perspectivas acerca do mesmo. Pude fazer amizades e conhecer outras realidades em um mesmo interesse, o aprendizado. Além disso, toda a equipe responsável pelo projeto MINIONU foi muito atenciosa, tornando a experiência ainda mais gratificante”.

De acordo com Isabella Lourenço, do 3º ano de informática, “Participar da MINIONU pela segunda e última vez foi muito bom. Consegui participar do comitê que eu tanto queria que era o CINI e vivi uma experiência de ser jornalista durante três dias e, a cada dia, eram experiências novas, emoções novas e desafios novos. Foi tudo muito incrível e superou minhas expectativas. As pessoas responsáveis pelo comitê foram incríveis e fez com que toda a experiência fosse melhor ainda. Só tenho a agradecer a todos por tudo que fizeram.”

Para a aluna Isabela dos Santos, do 3° ano de Informática, “Minha primeira experiência em uma simulação e, de modo geral, no MINIONU foi incrível. Tive a oportunidade de estar no comitê da ASEAN com pessoas tão gentis e inteligentes, que se empenharam no debate com discursos impecáveis, assim como o diretor, as assistentes e as voluntárias, que foram espetaculares”.

A opinião da aluna Sulamita Gabriely não foi diferente das já apresentadas, É a segunda edição em que participo, o carinho e a diversão que eu sinto permaneceu o mesmo. Participar do MINIONU sempre é uma experiência gratificante do começo ao fim, conhecer novas pessoas e discutir sobre assuntos atuais é super divertido e enriquecedor para o nosso senso crítico. Esse ano participei como jornalista do CINI (Comitê Internacional de
Imprensa), escrevendo sobre os debates da ONU-Habitat. Os diretores e assistentes foram impecáveis e super fofos, nos auxiliando durante todo processo de escrita. Agradeço a escola, ao Professor Rafael e Profa. Joana por nos proporcionar esse momento e agradeço às minhas colegas que deixaram todo o cenário mais alegre.

O processo seletivo aconteceu entre os dias 24 e 29 de maio. Após esse período, as selecionadas escolheram as delegações que gostariam de representar e esperaram as contemplações das suas respectivas designações, para assim poderem começar a estudar sobre o tema do seu comitê, a partir dos materiais disponibilizados pelo evento. Foram vários meses de preparação para 3 dias de intensa simulação.

As estudantes e os professores que representaram o IFMG de Ribeirão das Neves agradecem à Direção de Ensino, Direção Geral, à secretaria do Gabinete, equipe da secretaria acadêmica e, especialmente, à equipe do DAP, NAE e ao motorista Carlinhos pelo trabalho de apoio e assistência estudantil durante todo o evento, que trabalharam em
conjunto para que essa experiência fosse possível.