Notícias
Ouvidoria sem mistério #2 Manifestação
Na edição anterior, trouxemos a Ouvidoria do IFMG como o espaço para escuta, acolhimento e recebimento de manifestações dos cidadãos com objetivo de aprimorar os serviços prestados. Essas manifestações são formalizadas no Fala.BR.
Mas o que é uma manifestação?
Para a Ouvidoria, uma manifestação é a expressão de uma pessoa, física ou jurídica, sobre aspectos relacionados à instituição.
As manifestações são classificadas em seis tipos, de acordo com seu conteúdo:
- Elogio: é uma das formas de reconhecimento do usuário com relação ao serviço que foi prestado a ele pelo servidor, setor ou órgão.
- Denúncia: é a comunicação de ato ilícito praticado pela instituição ou servidores, que dependa de apuração de órgãos competentes.
- Reclamação: nesta modalidade, o cidadão demonstra insatisfação/não atendimento com relação à prestação do serviço público ou conduta do servidor.
- Simplifique: sugestões para a melhoria e simplificação do serviço público.
- Solicitação: pedido de atendimento para que a unidade ou servidor realize as providências para o melhor funcionamento.
- Sugestão: apresentação de proposta para melhorar a prestação do serviço.
Essas manifestações são registradas na Plataforma Fala.BR - Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Comunicação.
O que é o Fala.BR e como utilizá-lo?
O Fala.BR é a plataforma oficial da rede nacional de ouvidorias do poder executivo federal. Trata-se de um canal eletrônico para o cidadão realizar e acompanhar suas manifestações na Ouvidoria dos órgãos ou entidades.
Para utilizar o Fala.BR, o cidadão deve criar ou utilizar sua conta Gov.Br. Esta conta dá acesso a muitos serviços ofertados pelo Governo Federal com um único login e senha. A unificação entre os logins do Gov.Br e do Fala.BR facilita e melhora o acesso dos cidadãos aos sistemas do Governo Federal.
E como registrar uma manifestação no FalaBR?
Para registrar uma manifestação, siga as orientações abaixo:
1) Acesse o Fala.BR pelo link: https://falabr.cgu.gov.br 2) Selecione a opção adequada: · Para servidores, escolha "Ouvidoria Interna". · Para o público geral, selecione "Ouvidoria". 3) Em seguida, escolha o tipo de manifestação correspondente à sua demanda: reclamação, solicitação, denúncia, elogio, sugestão e simplifique. 4) Escolha um tipo de identificação (o login e a senha são os mesmos da conta Gov.BR) 5) Na tela seguinte, preencha os campos necessários indicados na plataforma e envie seu registro. Na seção “Esfera”, escolha Federal. |
Esperamos que este conteúdo tenha ajudado a esclarecer os diferentes tipos de manifestações no Fala.BR. Na próxima edição, vamos explicar a diferença entre uma denúncia e uma reclamação. Fique atento!