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Ouvidoria sem mistério #2 Manifestação

A Ouvidoria do IFMG é o espaço para escuta, acolhimento e recebimento de manifestações dos cidadãos. Mas o que são essas manifestações e como registrá-las?
publicado: 20/02/2025 12h34, última modificação: 20/02/2025 15h04


Na edição anterior, trouxemos a Ouvidoria do IFMG como o espaço para escuta, acolhimento e recebimento de manifestações dos cidadãos com objetivo de aprimorar os serviços prestados. Essas manifestações são formalizadas no Fala.BR.

Mas o que é uma manifestação?

Para a Ouvidoria, uma manifestação é a expressão de uma pessoa, física ou jurídica, sobre aspectos relacionados à instituição.

As manifestações são classificadas em seis tipos, de acordo com seu conteúdo:
- Elogio: é uma das formas de reconhecimento do usuário com relação ao serviço que foi prestado a ele pelo servidor, setor ou órgão.
- Denúncia: é a comunicação de ato ilícito praticado pela instituição ou servidores, que dependa de apuração de órgãos competentes.
- Reclamação: nesta modalidade, o cidadão demonstra insatisfação/não atendimento com relação à prestação do serviço público ou conduta do servidor.
- Simplifique: sugestões para a melhoria e simplificação do serviço público.
- Solicitação: pedido de atendimento para que a unidade ou servidor realize as providências para o melhor funcionamento.
- Sugestão: apresentação de proposta para melhorar a prestação do serviço.

Essas manifestações são registradas na Plataforma Fala.BR - Plataforma Integrada de Ouvidoria e Acesso à Comunicação.

O que é o Fala.BR e como utilizá-lo?

O Fala.BR é a plataforma oficial da rede nacional de ouvidorias do poder executivo federal. Trata-se de um canal eletrônico para o cidadão realizar e acompanhar suas manifestações na Ouvidoria dos órgãos ou entidades.

Para utilizar o Fala.BR, o cidadão deve criar ou utilizar sua conta Gov.Br. Esta conta dá acesso a muitos serviços ofertados pelo Governo Federal com um único login e senha. A unificação entre os logins do Gov.Br e do Fala.BR facilita e melhora o acesso dos cidadãos aos sistemas do Governo Federal.

E como registrar uma manifestação no FalaBR?

Para registrar uma manifestação, siga as orientações abaixo:

1) Acesse o Fala.BR pelo link: https://falabr.cgu.gov.br

2) Selecione a opção adequada:

· Para servidores, escolha "Ouvidoria Interna".

· Para o público geral, selecione "Ouvidoria".

Imagem 1- FalaBR

3) Em seguida, escolha o tipo de manifestação correspondente à sua demanda: reclamação, solicitação, denúncia, elogio, sugestão e simplifique.

Imagem 2 - FalaBR

4) Escolha um tipo de identificação (o login e a senha são os mesmos da conta Gov.BR)

Imagem 3 - FalaBR

5) Na tela seguinte, preencha os campos necessários indicados na plataforma e envie seu registro.

Na seção “Esfera”, escolha Federal.
Na seção "Órgão para o qual você quer enviar sua manifestação", selecione IFMG.
Descreva o fato com a maior clareza possível, informando o campus (unidade do IFMG), o período ou data em que o fato ocorreu, o setor e/ou as pessoas envolvidas. Isso nos ajudará a compreender seu relato com precisão. Se necessário, também é possível anexar arquivos.

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado a esclarecer os diferentes tipos de manifestações no Fala.BR. Na próxima edição, vamos explicar a diferença entre uma denúncia e uma reclamação. Fique atento!

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