Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Iniciação Científica: oportunidade para alunos que querem adentrar no mundo da pesquisa

publicado: 28/07/2017 00h00, última modificação: 25/03/2024 13h01

A iniciação científica é uma modalidade de pesquisa acadêmica realizada por estudantes da graduação e do ensino DSC00634.JPGmédio, sendo o primeiro contato desses alunos com pesquisas e práticas científicas. Essa experiência tem muito a agregar à vida acadêmica daqueles que se interessam, possibilitando que estudantes desenvolvam seu instinto investigativo e crítico, além da criatividade.

O Seminário de Iniciação Científica (SIC) promovido pelo IFMG é uma oportunidade para os discentes se envolverem com pesquisas acadêmicas. Para o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Neimar de Freitas Duarte, o SIC é ponto alto do Instituto no que se refere à pesquisa e à ciência. “É a oportunidade de mostrar o que os nossos alunos têm feito junto aos seus professores orientadores. Além disso, os estudantes podem ver o que seus colegas têm produzido e, assim, verem que também podem participar de uma iniciação científica, que não é apenas para o aluno mais aplicado. O ideal é que todos tenham essa experiência”, afirma.

Destaques no SIC

A sexta edição do evento, realizada em junho, no Campus Betim, teve dois trabalhos como destaque. Um deles, “Estudo da incidência de descargas atmosféricas na região de Governador Valadares”, produzido por Laysa Rachid e orientado pelo professor David Augusto Lopes, ganhou como melhor banner.

O trabalho tem como objetivo estudar a incidência de raios na cidade e determinar os lugares com ocorrências SIC_2012_01.jpgmais frequentes. Futuramente, pretende-se criar uma cartilha de orientação aos moradores. Laysa se diz muito feliz com a oportunidade de desenvolver uma pesquisa científica no IFMG. “Trabalhar em um projeto científico é muito recompensador, não só pelos conhecimentos adquiridos relacionados ao tema de pesquisa, mas também pela experiência que se obtém na pesquisa científica. Vejo essa oportunidade como passo inicial na minha trajetória acadêmica”, explica.

Também se destacou no VI SIC o trabalho “Eficiência da adubação nitrogenada de cobertura na cultura do milho safrinha nos sistemas de cultivo convencional e plantio direto” do Campus Bambuí, de autoria dos alunos César Ferreira Santos, Artur Alves Fonseca, André Cristiano de Souza, Leziane Costa Faria, Isaias dos Santos Silva, e orientado pela professora Sheila Isabel do Carmo Pinto.

20170621_091811.jpg A pesquisa ganhou como melhor apresentação oral e teve por objetivo avaliar a eficiência de diferentes fontes nitrogenadas em reduzir as perdas de nitrogênio por volatilização quando aplicadas na adubação de cobertura do milho safrinha cultivado sob o sistema de plantio direto e convencional. A orientadora destaca que a pesquisa científica enriquece o currículo profissional das instituições e permite uma formação acadêmica mais completa. Além disso, possibilita a geração de profissionais mais capacitados que podem contribuir de modo efetivo para o desenvolvimento da sociedade. Para ela, “é nítida a diferença de postura acadêmica e profissional entre os alunos que participam do programa de iniciação científica e aqueles que não ingressam nesse programa”, ressalta.

A próxima edição do Seminário de Iniciação Científica do IFMG será realizada no primeiro semestre de 2018, no Campus Governador Valadares. A expectativa é que cada vez mais alunos se interessem em participar do evento.

registrado em: