Notícias
Reitoria promove palestra “Cotas para quê? Cotas para quem? A construção de uma política institucional antirracista”
Debater a importância da política antirracista no ambiente acadêmico é fundamental para promover a conscientização sobre a discriminação racial, estimular a empatia e, principalmente, combater estereótipos. Isso contribiu para a formação de cidadãos mais inclusivos, além de promover uma sociedade mais justa e igualitária.
E, constantemente, o IFMG tem estimulado esses debates nas salas de aula e nas esferas administrativas. Na tarde desta quarta-feira, 13 de dezembro, a Reitoria promoveu a palestra “Cotas para quê? Cotas para quem? A construção de uma política institucional antirracista”, proferida pelo Pró-Reitor de Graduação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Dr. Adilson Pereira dos Santos.
O evento - realizado no auditório - reuniu diversos servidores que tiveram a oportunidade de debater o tema e compartilhar os desafios encontrados na efetiva implementação destas políticas.
Sobre a Lei nº 12.711/2012
Conhecida como “Lei de Cotas”, a Lei nº 12.711/2012, é focada na promoção da diversidade e da pluralidade no meio acadêmico, garantindo assim, a presenca e o ingresso no ensino superior de negros, indigenas, pessoas com deficiência, de baixa renda e aqueles oriundos das escolas públicas.
O palestrante
Considerado referência nacional no assunto, o Prof. Adilson Pereira dos Santos é Doutor em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), pedagogo, sócio-fundador do Fórum de Igualdade Racial de Ouro Preto e atualmente Pró-Reitor de Graduação da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Além disso, é membro do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas NEABI da UFOP e coordenador da Área de Ações Afirmativas da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros (ABPN). Tem dois livros publicados: "Reflexos de Durban em Ouro Preto e sua repercussão na UFOP" e "Gestão Universitária e a Lei de Cotas".