Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Reitoria no Campus aproxima gestão da comunidade acadêmica em Sabará
conteúdo

Notícias

Reitoria no Campus aproxima gestão da comunidade acadêmica em Sabará

Durante dois dias, gestores da Reitoria estiveram no Campus Sabará para dialogar com estudantes, servidores e a direção local. Visita incluiu anúncios importantes, como o avanço na construção do restaurante estudantil e o lançamento do projeto “Exames Periódicos”.
publicado: 21/08/2025 13h15, última modificação: 21/08/2025 15h24

Como parte da quinta etapa do projeto Reitoria no Campus, o IFMG Campus Sabará recebeu, nos dias 19 e 20 de agosto, a visita do reitor Rafael Bastos. Acompanhavam o gestor a pró-reitora de Administração e Planejamento, Fernanda Honorato;  a pró-reitora de Gestão com Pessoas, Heloísa Cristina Pereira; o diretor de Avaliação Institucional, Nelis Aparecido da Silva; e a chefe de gabinete, Fátima de Freitas. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a integração entre a Reitoria e a comunidade acadêmica do campus.

No primeiro dia, a equipe da Reitoria se reuniu com a diretora-geral do Campus, Sabrina Sá e Sant'Anna dos Santos; a diretora de Administração e Planejamento, Mariella Quadros; e o diretor de Ensino, Pedro Duque, para discutir propostas e demandas relacionadas ao desenvolvimento da unidade.

Após uma caminhada pelas dependências do Campus, os gestores dialogaram com os representantes dos estudantes do período noturno e também com a liderança do grêmio estudantil, formado por alunos dos cursos integrados. Dentre as reivindicações, estavam melhorias no estacionamento, na quadra poliesportiva, em áreas de descanso e, principalmente, no espaço destinado à alimentação dos alunos, demanda que será em breve solucionada com a construção do restaurante estudantil. 

IMG_6667.JPG“O restaurante estudantil é uma demanda antiga da comunidade e, felizmente, estamos avançando para torná-la realidade. O processo licitatório já foi concluído, com empresa vencedora definida, e neste momento a empresa está na fase de elaboração do projeto executivo. Nossa expectativa é que as obras tenham início em breve, garantindo um espaço adequado e de qualidade para a alimentação dos nossos alunos”, destacou o reitor Rafael Bastos. Ele lembrou ainda que, em dezembro, o Campus Congonhas irá inaugurar o seu restaurante estudantil, após um hiato de 10 anos.

Além de ouvir a comunidade acadêmica, a Reitoria no Campus também busca estreitar as relações com o poder público municipal, ampliando as possibilidades de cooperação em áreas estratégicas, como infraestrutura e mobilidade. Em Sabará, os gestores do IFMG se reuniram com o prefeito Rodolfo Tadeu da Silva, que se comprometeu a viabilizar melhorias na iluminação pública nos arredores do Campus, bem como no transporte coletivo para acesso à unidade. O prefeito também se comprometeu a apoiar o IFMG junto ao Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), para viabilizar a alteração do local da portaria do Campus.

IMG_6663.JPG

 

Exames Periódicos

Outro momento marcante da visita foi o lançamento do projeto “Exames Periódicos”, realizado em parceria com a GEAP - Autogestão em Saúde. A ação é voltada à promoção da saúde e ao cuidado integral com os servidores do IFMG, permitindo a realização regular de exames clínicos e laboratoriais, fundamentais para o acompanhamento preventivo e a detecção precoce de doenças.

Saiba mais:

Clique Aqui | Projeto 'Exames Periódicos' é lançado no Campus Sabará