Notícias
Reitoria Itinerante: reitor visita os campi Bambuí, Arcos e Piumhi
Com uma visita à Feira de Profissões promovida pelo Campus Bambuí, o reitor do IFMG, professor Kléber Gonçalves Glória, iniciou a programação da primeira viagem do projeto Reitoria Itinerante neste segundo semestre de 2022. Realizado nos dias 17 e 18 de agosto, o evento recebeu cerca de 800 estudantes de escolas da região. Foi montada toda uma estrutura para que professores e alunos pudessem apresentar os cursos, desde os técnicos integrados, passando pelas graduações, até os cursos de pós-graduação.
A Feira de Profissões ocorreu dentro das comemorações dos 54 anos de fundação do Campus Bambuí, completados neste mês. O evento gratuito foi aberto ao público e teve estandes de visitação interativa, onde atividades práticas de sala de aula e experimentos de laboratório foram realizados ao vivo. Além do reitor, também estiveram na feira (e nas reuniões da Reitoria Itinerante) o pró-reitor de Pesquisa, Inovação e Pós-graduação, Fernando Braga; a pró-reitoria de Gestão de Pessoas, Olímpia Marta; o pró-reitor de Administração, Leandro Conceição; o pró-reitor de Extensão, Carlos Bernardes; a chefe de Gabinete, Ângela Rangel; o diretor de Planejamento Educacional e pró-reitor de Ensino substituto, Mário Alvarenga; o diretor de Assuntos Estudantis, Paulo Lourenço; e o diretor de Comunicação, Joarle Magalhães.
Após visitar a feira, a comitiva da Reitoria se reuniu com o diretor-geral do campus, Rafael Bastos Teixeira e sua equipe de gestão local. Na pauta de discussão, o principal assunto foi relacionado à questão orçamentária. Os sucessivos cortes e a redução do orçamento em 2022 (com previsão de mais redução em 2023) estão tornando ainda maiores os desafios de gerir a unidade, que é uma escola-fazenda. “Sem uma política de investimentos por parte do governo federal, estamos chegando no limite”, afirmou o diretor-geral. “Não somos mais os mesmos de antes da pandemia, temos agora um cenário bem mais desafiador”, completou Rafael. No encontro, também foi abordada a curricularização da extensão e a necessidade de uma política institucional para levantar demandas do município que resultem em projetos para resolver problemas locais. Paralelamente, o diretor de assuntos estudantis, Paulo Lourenço, reuniu-se com representações dos estudantes quando puderam discutir e apresentar as ações do setor.
Na sequência da reunião, os gestores fizeram um passeio pelo campus, com o objetivo de visitar as obras do novo bloco de salas de aula e do hospital veterinário. As instalações têm previsão de serem finalizadas ainda neste semestre. O reitor ainda pôde conhecer também o Ambiente de Inovação do Campus Bambuí, recentemente inaugurado, e o laboratório modular multidisciplinar.
Colégio de Dirigentes em Arcos
Com um café da manhã embalado pelas apresentações musicais dos estudantes do Campus Arcos, o diretor Charles Martins Diniz desejou boas-vindas à equipe da Reitoria e também aos diretores-gerais dos campi e Polo de Inovação que compareceram para a reunião presencial do Colégio de Dirigentes, realizada no dia 18 de agosto. Ao iniciar o encontro, o reitor pôde ouvir o depoimento de dois estudantes, matriculados no curso de Eletromecânica, que frequentam as aulas por meio do programa Trilhas do Futuro, ofertado no campus. Moradores da cidade de Iguatama, onde trabalham na empresa CSN, eles contaram sobre a experiência de estudar no IFMG e das expectativas de crescimento profissional após a capacitação.
No decorrer da reunião, a pauta de discussão envolveu o programa Qualifica Mais, cujas informações foram apresentadas pelo diretor de Planejamento Educacional, Mário Alvarenga, a constituição da comissão orçamentária para o ano 2023, informes da Pró-reitora de Gestão de Pessoas e também esclarecimentos a respeito do desenvolvimento dos regimentos internos dos campi, projeto capitaneado pela Diretoria de Desenvolvimento Institucional. Paralelamente, o diretor de Assuntos Estudantis, Paulo Lourenço, reuniu representantes das turmas do campus (cursos técnico e superior) para tratar de temas de interesse dos estudantes.
Encontros no Campus Piumhi
A programação da Reitoria Itinerante teve continuidade no Campus Piumhi, onde a equipe esteve no dia 19 de agosto. O reitor visitou as obras do galpão de ensino, que vai abrigar laboratórios da área de Engenharia Civil e uma sala de aula. A previsão de conclusão é para março de 2023. De acordo com o diretor Humberto Coelho de Melo, as novas instalações vão possibilitar a otimização do uso de vários espaços no campus. Os gestores puderam conhecer também o estúdio de gravação de aulas EAD, já em funcionamento, e o espaço maker de inovação, que tem previsão de ser concluído neste semestre.
Na sequência, foram realizadas reuniões com os servidores do campus e também com os estudantes. Os pró-reitores pontuaram algumas ações que estão sendo realizadas e também ouviram demandas dos servidores. Foram levantadas necessidades administrativas, como disponibilização de pregões e serviços, e questões do ensino, como a substituição do sistema de registro acadêmico. Já está em andamento a implantação do Suap Edu, sistema que será adotado no IFMG em substituição ao Conecta. Foi sugerido ainda a promoção de ações que possam divulgar mais os projetos de pesquisa e extensão desenvolvidos nos campi. A valorização do Napne (Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas) e a chegada de um profissional para atender esta área no campus, via edital da Reitoria, foi outra questão pontuada.
Mérito Extensionista
Ao final da reunião com os servidores, o pró-reitor de Extensão, Carlos Bernardes, fez a entrega de placas do Prêmio Mérito Extensionista 2021. Como a cerimônia de premiação, realizada em dezembro do ano passado, ocorreu de forma virtual, somente agora alguns dos vencedores estão recebendo os prêmios. No Campus Piumhi, foram entregues as categorias Responsabilidade Social (professores Humberto Melo e Tatiane Failache) e Destaque Local (professor Pedro Teixeira). Em Arcos, os professores Márcio Rezende e Charles Diniz receberam a placa Destaque Proex. Já em Bambuí, as professoras Meryene Teixeira e Helainne Vianey Gomes de Oliveira receberam as placas de Destaque Local. Ao diretor-geral, Rafael Bastos Teixeira, foi entregue a placa de Destaque Proex. Também foi entregue a placa de Destaque Local para o professor do Campus Formiga, Carlos Augusto Magalhães Júnior.
Sobre a Reitoria Itinerante
O projeto tem como proposta estreitar o diálogo entre a Reitoria e os campi, identificando demandas, apresentando ações e debatendo pontos importantes para o andamento das atividades pedagógicas e administrativas. Os encontros com a gestão local dos campi, com o corpo docente e técnico-administrativo, além de reuniões com lideranças estudantis, visam à democratização das decisões e ao aperfeiçoamento da gestão do IFMG junto à comunidade acadêmica. O projeto, iniciado em 2016, percorre os 18 campi que compõem o Instituto. A próxima edição está programada para o mês de setembro.