Notícias
Polo de Inovação conclui projeto ‘Semáforo Inteligente’
Pesquisador Fernando Paim e diretores da Sema-SEG acertam os detalhes da pesquisa desenvolvida no projeto
Iniciado em agosto de 2017, o projeto “Semáforo inteligente para controle de fluxo mediante detecção de presença” foi desenvolvido em parceria entre pesquisadores do Polo de Inovação IFMG e empresários da empresa fabricante de semáforos Sema-SEG. Na manhã de última sexta-feira, 21, ocorreu a apresentação de conclusão deste que foi o primeiro projeto do Polo, na Sala de Laboratórios Automotivos.
Durante a reunião, o diretor do Polo, Alexandre Pimenta, agradeceu a todos os envolvidos no projeto e ressaltou a importância do investimento em pesquisas e das vantagens que as empresas poderão obter ao firmar parceria com o Polo, que está voltado para a inovação tecnológica em "Sistemas Automotivos Inteligentes".
O diretor da Sema-SEG, Dimítrius Borges, também enfatizou a importância do investimento em pesquisas. "Diria que as vantagens do modelo Polo/Embrapii se resumem em duas coisas: a primeira é aproximar pesquisadores e indústria, o que ajuda a alavancar projetos de ponta com qualidade de desenvolvimento. E, a segunda, que se refere mais ao meu caso, é oferecer capital intelectual especializado para quem não o tem. Sem essa parceria, não conseguiríamos os resultados que estamos tendo agora no curto ou mesmo médio prazo" (veja mais).
Nessa fase de conclusão dos trabalhos, estiveram presentes os diretores da Sema-SEG, Dimítrius Guilherme Ferreira Borges e Marcos Valério Borges; e os representantes do Polo de Inovação: o diretor Geral, Alexandre Pimenta, e o diretor de Desenvolvimento Institucional do IFMG, Adriano Olímpio Tonelli - que durante a execução do projeto exerceu a função de coordenador de Gestão e Prospecção de Projetos de PD&I do Polo de Inovação. Além do coordenador Niltom Vieira Junior, pesquisadores Fernando Paim Lima, Carlos Bernardes Rosa Júnior e Roger Santos Ferreira e os alunos Robes Silvério de Jesus Júnior e Samuel Gomes Duque.
Proposta
O desenvolvimento do projeto teve como objetivo geral incorporar o conceito de ITS (Intelligent Transportation System), que consiste em agregar inteligência à gestão do transporte viário, refletindo em maior segurança pública e economia direta e indireta com a melhoria do fluxo de veículos nas vias.
O projeto “Semáforo Inteligente” foi o primeiro contrato que o Polo de Inovação IFMG assinou com o setor privado, demonstrando que os pesquisadores do IFMG têm competido em igualdade com as principais instituições de PD&I do país. O contrato foi fechado nos moldes do programa Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), em que a composição de custeio é dividida da seguinte forma: um terço dos recursos é feito com financiamento não reembolsável pela Embrapii e os outros dois terços são divididos entre o Polo de Inovação e a empresa parceira.
Fonte: Assessoria de Comunicação - Polo de Inovação