Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Ouvidoria do IFMG participa de projeto itinerante na Praça Sete, em BH

Ouvidoria do IFMG participa de projeto itinerante na Praça Sete, em BH

No local foram instaladas mais de 20 tendas - de diversas instituições públicas - para atender a população.
última modificação: 20/06/2024 11h24

A Ouvidoria Geral do IFMG participou na última terça-feira, 18 de junho de 2024, no projeto Ouvidoria Itinerante, promovido pela Rede Mineira de Ouvidorias Públicas, conhecida como Rede Ouvir MG.

O evento, que aconteceu na Praça Sete, no centro de Belo Horizonte, teve como principal objetivo aproximar a administração pública da população em um local de grande movimento. A iniciativa buscou promover a escuta ativa, oferecer esclarecimentos e orientações, além de registrar manifestações sobre os serviços oferecidos pelas instituições participantes.

Esta é a primeira vez que o IFMG integra o projeto, tendo se juntado recentemente à Rede Ouvir MG. Segundo a ouvidora geral do IFMG, Marina Contarine, a participação é crucial para aumentar a visibilidade do IFMG junto à população e para fortalecer a integração com outras ouvidorias do estado de Minas Gerais.

Além da Ouvidoria Geral do IFMG, os seguintes órgãos participaram da ação:

- Ouvidoria da Prefeitura de Belo Horizonte

- Assembleia Legislativa de Minas Gerais

- Ouvidoria da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG)

- Ouvidoria Geral do Estado de MG (OGE-MG)

- Minas Gerais Administração e Serviços S.A. (MGS)-

- Ouvidoria do Tribunal Regional do Trabalho-MG (TRT-MG)

- Ouvidoria Geral do Município de Contagem

- Ouvidoria do Ministério Público de Contas de Minas Gerais (MPC-MG)

- Ouvidoria do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG)

- Ouvidoria da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (COPASA)

- Instituto de Defesa da Cidadania e Transparência (IDCT)

- Ouvidoria do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG)

- Secretaria Adjunta de Ouvidoria de Betim

- Ouvidoria da Prefeitura Municipal de Itabirito

- Ouvidoria do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG)

- Ouvidoria da Câmara Municipal de Belo Horizonte

- Ouvidoria da Ordem dos Advogados Seção Minas Gerais (OAB/MG)

- Ouvidoria do Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG)

- Ouvidoria da Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (ARSAE-MG)

- Ouvidoria do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (CEFET)

- Ouvidoria Geral do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG)

A Rede Mineira de Ouvidorias

A Rede Ouvir-MG é um projeto inovador cujo objetivo é consolidar parcerias, promover a cooperação mútua e articular esforços entre as instituições participantes. O foco é expandir o ouvidoria em todas as esferas, especialmente nos municípios de Minas Gerais, capacitando os agentes envolvidos e criando uma base tecnológica que conecte unidades municipais, estaduais e federais. Essa integração visa otimizar o atendimento ao cidadão, fortalecer ferramentas de transparência, aumentar a eficácia das políticas públicas implementadas e promover o controle social.

Saiba mais:

Clique Aqui | Ouvidoria Geral do IFMG participa de evento nacional na Paraíba