Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Nota do IFMG sobre a proposta de reordenamento dos IFs

Nota do IFMG sobre a proposta de reordenamento dos IFs

publicado: 18/04/2018 15h04, última modificação: 21/03/2024 09h18

No último dia 9, reitores de alguns Institutos Federais participaram de reunião em Brasília, a convite da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), na qual lhes foram expostas simulações para um possível reordenamento de campi dos IFs em alguns estados brasileiros. Apresentada pela Diretoria de Desenvolvimento da Rede Federal, a proposta está fundamentada em critérios territoriais e demográficos.

Trata-se de um estudo que requer aprofundamento técnico, recursos financeiros, tratativas legais e uma ampla discussão com as comunidades. O tema foi abordado em reunião do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) na última semana. No caso do IFMG, a proposta previa uma única alteração. O reitor do Instituto, Kléber Glória, tem acompanhado as discussões e corrobora a posição do Conif, de que nenhuma mudança seja feita sem a participação plena dos gestores das instituições e das comunidades envolvidas.

Em nota, o Conif destaca também a necessidade de consolidação das unidades já existentes, os impactos de eventuais mudanças sobre as comunidades locais e o momento de instabilidade pelo qual passa o país como aspectos a serem considerados anteriormente a qualquer alteração.

Leia a nota do Conif, na íntegra.