Notícias
Ministério da Educação divulga edital do Enem 2019
O edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foi divulgado nesta segunda-feira, 25 de março, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão responsável pelo processo, que é vinculado ao Ministério da Educação. A publicação está disponível na página do Enem (clique para acessar). O exame será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro e as inscrições serão abertas no período entre 6 e 17 de maio.
O IFMG utiliza o Enem como a prova de seleção para seu processo seletivo dos cursos superiores. Por isso, os interessados em ingressar na graduação em um dos 18 campi deverão realizar o exame. Além disso, são ofertadas vagas também pelo Sistema Único de Seleção Unificada (Sisu), cuja classificação é baseada no resultado do Enem.
Conforme o edital publicado pelo Inep, no primeiro dia de prova, 3 de novembro, serão aplicados os testes de linguagens, códigos e suas tecnologias; redação; e ciências humanas e suas tecnologias. No segundo domingo, dia 10 de novembro, será a vez das questões de ciências da natureza e suas tecnologias; e matemática e suas tecnologias.
Os pedidos de isenção da taxa de inscrição, cujo valor é R$ 85, devem ser realizados do dia 1º de abril ao dia 10 do mesmo mês. Assim como em 2018, esse processo será feito antes do período de inscrições para o exame.
Tem direito à gratuidade: estudantes que estejam cursando o último ano do ensino médio na rede pública; candidatos que tenham cursado todo o ensino médio em escola da rede pública ou como bolsista integral na rede privada, com renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio; aqueles que declararem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por serem membros de família de baixa renda, e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Aqueles que pleitearem a isenção saberão do resultado em 17 de abril, no site do Enem. É importante lembrar que, mesmo conseguindo esse benefício, o candidato não estará inscrito automaticamente no Enem. Ele precisará, assim como os demais, fazer a inscrição regular.
Confira o cronograma do exame 2019:
- Pedido de isenção: 1º a 10 de abril
- Justificativa de ausência no Enem 2018: 1º a 10 de abril
- Resultado da solicitação de isenção: 17 de abril
- Solicitação de recursos caso a isenção seja negada: 22 a 26 de abril
- Pedido de atendimento especial ou de uso de nome social: 6 a 17 de maio
- Pagamento da taxa de inscrição: 6 a 23 de maio
- Inscrições: 6 a 17 de maio
- Provas: 3 e 10 de novembro