Você está aqui: Página Inicial > Notícias > MEC elege selo para 15 anos dos Institutos Federais
conteúdo

Notícias

MEC elege selo para 15 anos dos Institutos Federais

Proposta que representa a diversidade das instituições foi criada por servidor da Rede Federal e será utilizada nas comemorações pelo Brasil.
publicado: 25/07/2023 09h34, última modificação: 19/12/2023 05h15

O Ministério da Educação divulgou nesta segunda-feira, 24 de julho, o resultado do concurso de seleção do selo comemorativo dos 15 anos dos institutos federais. O selo vencedor é uma criação do servidor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Aureliano Machado da Silva. O processo de escolha foi realizado pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) com o intuito de personalizar um selo postal e de criar uma identidade visual que valorize e celebre o aniversário dos institutos federais, que ocorre em dezembro.  

O secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Getúlio Marques Ferreira, reforçou que o selo comemorativo fortalece a imagem dos IFs, que conceitua como “instituições de excelência que transformam vidas por meio da educação profissional e tecnológica gratuita e de qualidade para milhares de jovens e adultos de todo o Brasil”.

O certame recebeu 13 inscrições e o júri foi formado por servidores do MEC e da rede federal, que avaliaram as propostas a partir dos seguintes critérios: criatividade; originalidade; expressividade; estética e adequação com o tema proposto. O vencedor explica que o selo representa a diversidade dos institutos federais.  

“Minha proposta representa os 15 anos pela diversidade das cores e das formas, mesclando curvas e retas e com cores que remetem ao início da rede em 2008, representando um cenário multicolorido e diverso”, conta Aureliano Machado.

Celebração

Com o concurso de seleção do selo, a Setec inicia uma série de ações em comemoração aos 15 anos dos Institutos Federais. As atividades visam dar protagonismo às instituições, que tiveram origem centenária, com as escolas de Aprendizes e Artífices, criadas pelo então presidente Nilo Peçanha, e se fortaleceram com a lei 11.892, de 2008, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. 

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Setec

registrado em: