Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Marcha dos Reitores por mais orçamento na Rede Federal EPCT

Marcha dos Reitores por mais orçamento na Rede Federal EPCT

Mobilização acontecerá na Câmara dos Deputados em busca de recomposição orçamentária para 2025.
publicado: 09/07/2024 16h59, última modificação: 09/07/2024 16h59

Os reitores dos Institutos Federais, Cefets e do Colégio Pedro II vão participar, na quarta-feira, 10 de julho, às 14h, de uma mobilização na Câmara dos Deputados em busca de recomposição orçamentária para 2025. A iniciativa no Parlamento será coordenada pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que estima que as instituições associadas necessitam de R$ 4,7 bilhões para garantir o funcionamento no próximo ano.

Essa será a terceira edição consecutiva da mobilização, denominada Marcha dos Reitores por Mais Orçamento na Rede Federal EPCT. O objetivo é conscientizar os parlamentares sobre a necessidade de garantir um orçamento compatível com as demandas e necessidades das instituições, que sofreram desinvestimentos na última década.

De acordo com o Conif, as instituições vinculadas ao Conselho dispunham de um orçamento de R$ 3,6 bilhões em 2015. Neste ano, o montante destinado ao custeio de manutenção, limpeza, energia e pagamento de terceirizados foi de R$ 2,5 bilhões. Ainda de acordo com o Conif, a Rede Federal hoje necessita de R$ 1,1 bilhão para atender à demanda de alimentação dos estudantes matriculados.

SERVIÇO
Coletiva de Imprensa: Marcha dos Reitores por Mais Orçamento na Rede Federal EPCT
Local: Salão Verde (Câmara dos Deputados)
Quando: Quarta-feira, 10 de julho