Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Institutos Federais ampliam rede pública de rádio e TV

Institutos Federais ampliam rede pública de rádio e TV

Acordos de cooperação entre EBC e 16 Institutos Federais - entre eles, o IFMG -, além de protocolo de intenções entre EBC e Conif, foram assinados em solenidade no Palácio do Planalto
publicado: 08/12/2023 13h26, última modificação: 08/12/2023 13h33

Na última quarta-feira, 6 de dezembro, foi realizada cerimônia para marcar a expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), coordenada pela Empresa Brasil de Comunicação (EBC), em parceria com Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs). Realizada no Anexo do Palácio do Planalto, a cerimônia reuniu a secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC), Izolda Cela, representando o Ministro da Educação, Camilo Santana; o ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta; a secretária-executiva do Ministério das Comunicações (MCom), Sônia Faustino; o presidente da EBC, Jean Lima; o presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Carlos Baigorri; o secretário de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Getúlio Marques Ferreira, além de reitores dos IFs.

Na ocasião, foram assinados acordos entre a EBC e cada um dos 16 Institutos Federais que manifestaram formalmente interesse na implantação de 49 emissoras de rádio; protocolo de intenções entre a EBC e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif); e portarias de consignação dos canais já considerados tecnicamente viáveis pelo Ministério das Comunicações. Com a expansão da RNCP, os IFs vão criar e operar novas emissoras, retransmitindo parte da programação da EBC.

A secretária-executiva do MEC, Izolda Cela, destacou as potencialidades dos Institutos Federais, como a mobilização de jovens e o desenvolvimento científico e tecnológico. Ela mencionou as comemorações dos 15 anos dos IFs, criados pela Lei n. 11.892/2008, e acrescentou: “Essas unidades, que iniciam agora essa parceria, se preparam para contribuir com esse bem tão valioso que é a comunicação, a possibilidade de comunicação educacional, científica, cultural, de informação. Então, acho que essa potência que se vê nos Institutos estará também disponível por este canal tão importante, que é o rádio. Teremos boas histórias para contar, porque, como regra, quando os IFs entram, entram para valer e fazer bem-feito”.

O ministro da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, explicou que a parceria entre a EBC e os IFs é antiga em outras áreas e que a retomada do acordo é feita em um momento oportuno. “A EBC e os Institutos Federais se reencontraram em um momento importante. Estamos promovendo o maior movimento da expansão da RNCP da história da EBC, considerando o potencial das novas emissoras. Em outubro, 32 universidades federais assinaram acordos com a EBC, e o formato é o mesmo do que foi celebrado agora com os IFs”, afirmou Pimenta.

A vice-presidente de Assuntos Acadêmicos do Conif, Nilra Filgueira, destacou a capilaridade e interiorização da Rede Federal como ferramentas para fortalecer a RNCP. “Reafirmamos o compromisso do trabalho conjunto com as populações mais interiorizadas, onde o rádio é a principal fonte de informação, e a Rede Federal, de formação e educação. Destacamos que o Conif vai atuar na adesão e transmissão e auxiliará na difusão de programação informativa, cultural, científica e educativa”, acrescentou.

Assinaram os acordos os IFs: Instituto Federal do Paraná, Instituto Federal de Rondônia, Instituto Federal do Ceará, Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Instituto Federal de Sergipe, Instituto Federal Sul-rio-grandense, Instituto Federal do Rio de Janeiro, Instituto Federal da Paraíba, Instituto Federal de Alagoas, Instituto Federal do Sul de Minas Gerais, Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Instituto Federal de Minas Gerais, Instituto Federal Catarinense, Instituto Federal de São Paulo e Instituto Federal do Espírito Santo.

Assista ao vídeo da transmissão:

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria Executiva (SE) e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec)
Fotos: Fábio Nakakura

registrado em: