Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Inscrições abertas para a 10ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária

Inscrições abertas para a 10ª Olimpíada Brasileira de Agropecuária

A competição será on-line e terá apenas uma fase de provas. Podem participar estudantes dos cursos técnicos em agropecuária.
publicado: 03/08/2021 16h52, última modificação: 13/03/2024 11h59

Já estão abertas as inscrições para a 10ª edição da Olimpíada Brasileira de Agropecuária (OBAP), competição realizada pelo Instituto Federal do Sul de Minas (IFSULDEMINAS), com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Neste ano, a OBAP acontecerá de forma totalmente on-line, devido às restrições impostas pela pandemia, e será exclusiva para estudantes brasileiros. As regras, o cronograma e a forma de premiação estão disponíveis no regulamento da olimpíada.

Para participar, os estudantes devem estar matriculados em cursos integrados, concomitantes ou subsequentes dos Eixos Tecnológicos: Ambiente e Saúde, Produção Alimentícia e Recursos Naturais, conforme o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, disponível em http://cnct.mec.gov.br/. A proposta da competição é estimular o ingresso de jovens em carreiras técnico-científicas, incentivando a participação em atividades de iniciação científica, colocando-os em situações desafiadoras, estimulando a cooperação, a integração e a troca de conhecimentos e técnicas entre os participantes.

Inscrições

O próprio estudante deve realizar a sua inscrição, que é gratuita e deve ser feita via internet, na página oficial da OBAP, até o dia 6 de agosto de 2021. No ato da inscrição é obrigatória a indicação de um orientador (professor). Se tiver alguma dúvida, confira o tutorial com o passo-a-passo do processo de inscrição.

Entre os dias 9 e 20 de agosto de 2021, os inscritos receberão via e-mail cadastrado as orientações de acesso à plataforma de provas. Haverá um período de ambientação e acesso a uma prova-teste, no período de 30 de agosto a 6 de setembro de 2021. A nota desse teste não será contabilizada na competição.

Prova

A prova estará disponível das 00h01 às 23h59 (horário de Brasília) na página da OBAP, no dia 15 de setembro de 2021, para todos os competidores. Ela deverá ser feita individualmente e conterá 42 questões de múltipla escolha. O conteúdo cobrado será conforme o ano ou módulo em que o candidato está matriculado, como descrito no item 7 do edital.

Após iniciar a resolução da prova, o estudante terá 120 minutos para resolver as questões, não sendo possível alterar as respostas após o envio. Além disso, serão permitidas duas tentativas para resolução da prova, sendo que será considerada a nota maior alcançada pelo competidor entre as tentativas.

Premiação

No dia 6 de outubro de 2021, será realizada a cerimônia de encerramento da olimpíada para apresentação dos vencedores. Serão premiados um total de 420 estudantes para o nível técnico integrado/concomitante, sendo 84 medalhistas por região, e um total de 210 estudantes para o nível técnico subsequente, sendo 42 medalhistas por região. As medalhas serão destinadas para a instituição do estudante premiado. Todos os competidores receberão certificado de participação. Além disso, 74 orientadores receberão menção honrosa.