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IFMG publica segunda edição do Anuário Piben
São 18 artigos publicados, que tratam de temas tão diversos tanto quanto permite a atividade de Ensino. Desde o estudo de práticas de literatura para jovens das camadas mais pobres, até a desordem informacional causada pela desorganização na produção e distribuição de informações. A reprodução e melhoria de equipamentos de baixo custo para uso em laboratórios, ou os meios para oportunizar a permanência feminina na educação técnica e tecnológica.
Contudo, apesar da variedade, algo em comum permeia todos os projetos publicados na 2ª edição do Anuário Piben do IFMG: afetadas pelas medidas de isolamento social para conter a proliferação do novo coronavírus, as equipes responsáveis pelos trabalhos precisaram se reinventar, buscar alternativas. “A pandemia de covid-19 levou os proponentes a buscarem novas alternativas às ações de ensino. As limitações para o uso de laboratórios e práticas no campo deram aos projetos um novo viés, o que não comprometeu o planejamento. Ao contrário, permitiu que hoje possamos conhecer os benefícios gerados para os mais de 2 mil estudantes atendidos”, explica a coordenadora de projetos e avaliação institucional da Proen, Vilma Dumont
São projetos como o “Vai Meninas”, iniciativa do Campus Ouro Branco para fomentar a participação das mulheres nos cursos de Engenharia e Tecnologia e conter a disparidade entre os sexos nessas áreas do conhecimento. A participação das mulheres na educação profissional e tecnológica, aliás, é o tema de um dos três capítulos nos quais o Anuário está subdividido. Lá estão sete artigos voltados à participação, ao empoderamento e protagonismo feminino na área tecnológica.
O Piben
A criação do Programa de Projetos de Ensino (Piben) ocorreu por meio da Resolução 43/2018, em cumprimento à diretriz da atual gestão de valorizar as atividades finalísticas do IFMG. Segundo o pró-reitor de Ensino, Carlos Bento, esses projetos representam um avanço para a Instituição. Ele explica que foi necessário empenho e pesquisa, além de uma crença sólida na necessidade de ampliar as possibilidades de estudos e intervenções pedagógicas que pudessem contribuir para a ampliação da qualidade e o melhor cumprimento dos objetivos do ensino no IFMG. “Quando se pensa na tríade ensino-pesquisa-extensão, que é a base das atividades dos IFs, fomos a última área a lançar editais de fomento a projetos. Desde a primeira edição, docentes, TAEs e estudantes se mobilizaram, garantindo um volume extenso de projetos, que têm resultado em trabalhos de enorme qualidade”, afirma.
O lançamento oficial do Anuário de Projeto de Ensino será realizado nesta quinta-feira, 21 de outubro, pelo canal IFMG Play. Assista:
Clique aqui para acessar o II Anuário Piben. Boa leitura!
O Anuário é uma parceria entre a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e a Diretoria de Comunicação.
Orientadores |
31 |
Bolsas de Ensino Técnico (BET) | 22 |
Bolsas de Ensino Superior (BES) | 20 |
Estudantes voluntários: | 5 |
Quantidade de estudantes atendidos: | 2030 |
Apresentação de trabalho em evento científico | 18 |
Artigos publicados | 11 |