Você está aqui: Página Inicial > Notícias > IFMG lança ciclo de debates Desafios para o Ensino

IFMG lança ciclo de debates Desafios para o Ensino

Primeiro edição, dia 17, no Campus Betim, discutirá a difusão do conhecimento em tempos de fake news e de ampla circulação de informações
publicado: 10/09/2018 17h36, última modificação: 20/03/2024 09h48

Com vistas a estimular a reflexão e aperfeiçoar práticas pedagógicas, a Pró-Reitoria de Ensino do IFMG (Proen) lança o ciclo de palestras e debates “Desafios para o Ensino”. A sessão inaugural ocorre na próxima segunda-feira, 17, das 14h às 17h, no Auditório do Campus Betim.

ASSISTA AO VIVO

Neste primeiro encontro, o foco estará sobre “os desafios para o conhecimento e informação na contemporaneidade”. Em tempos de informação amplamente disponível, possibilidade de manipulação tanto pelos meios tradicionais quanto pelas redes sociais, disseminação das chamadas fake news, estudiosos do tema tentarão responder, entre outras questões, a uma pergunta principal: como a escola se afirmará como lugar de conhecimento e informação válidos? Conceitos como verdade, informação, conhecimento estarão em debate, tendo como pano de fundo a constante busca pela formação de cidadãos críticos e capazes de julgar e contribuir para o desenvolvimento da democracia.

Participam do debate a professora convidada Edna Miola, da UTFPR, ao lado dos professores Danilo Briskievics e Luciano Moreira, ambos do IFMG. A mediação caberá a Antônio Marcos Murta, também docente do IFMG. As inscrições são gratuitas e as vagas, limitadas.

Sobre os palestrantes

• Edna Miola (UTFPR) - Doutora em Comunicação Social. Atua nas linhas de pesquisa: Dilemas da Comunicação no âmbito do Estado: conflitos entre a Propaganda e o Interesse Público; Imagem, identidade e reputação; Comunicação, Marketing e as relações de consumo; Cultura, Economia e Políticas da Comunicação; Mídia e Práticas Socioculturais; Processos Comunicativos e Práticas Sociais; Comunicação e Política.

• Danilo Briskievics (IFMG) - Filósofo, doutorando em Educação. Autor de vários estudos sobre a prática escolar, especialmente a partir de Jean-Paul Sartre e Hannah Arendt.

• Luciano Moreira (IFMG) - Doutor em História. Atua, entre outras, na linha de pesquisa História e Culturas Políticas. Autor de estudos sobre história, cultura política, história da leitura e da imprensa.

O Campus Betim está localizado à Rua Itaguassu , 595  - Bairro São Caetano.

Desafios para o Ensino

Idealizado pela Proen, o ciclo de palestras e debates Desafios para o Ensino assume a proposta de um olhar duplo sobre a educação nos dias atuais. Ao mesmo tempo em que analisa a prática nos últimos anos, projeta o futuro com base nessa visão e no que o horizonte do mundo atual e das novas tecnologias apresenta. Ao longo do segundo semestre de 2018, diversos encontros serão promovidos, sempre na região metropolitana de Belo Horizonte.

registrado em: