Notícias
IFMG celebra os 15 anos dos Institutos Federais
Os Institutos Federais comemoram, em 29 de dezembro, os 15 anos da Lei n. 11.892/2008, que criou a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Para celebrar a data, ações que já vinham sendo empreendidas ao longo de 2023 foram intensificadas neste mês. No IFMG, um evento realizado na última quinta-feira, 14, na Reitoria, contou com o descerramento de uma placa alusiva à data, além de inauguração da galeria de reitores e do lançamento de um livro sobre a história da Rede Federal.
As atividades tiveram início com a reunião do Colégio de Dirigentes - que congrega os diretores de campi, pró-reitores, reitor e outros gestores -, durante a qual foi feita a entrega dos cadernos e calendários institucionais de 2024, com o selo comemorativo dos 15 anos. Ao final, houve a inauguração da galeria de reitores, localizada no 4º andar do prédio da Reitoria. Planejada em parceria pelas Diretoria de Infraestrutura e de Comunicação, a galeria contempla as fotos dos professores Caio Bueno, reitor no período de 2009-2014, e Kléber Glória, que dirigiu a instituição entre 2015 e 2023.
"Perceber como nossa instituição amadureceu é fundamental para que possamos dar novos passos." Rafael Bastos
Em seguida, no ambiente de convivência do 3º andar, servidores, colaboradores e demais convidados participaram do descerramento da placa alusiva aos 15 anos dos Institutos Federais. Durante a solenidade, o ex-reitor, Caio Bueno, relembrou o momento da fundação dos institutos e da constituição do IFMG, destacando a necessidade de manter esforços contínuos pelo desenvolvimento dos campi. Kléber Glória corroborou a ideia, apontando a importância das ações de cada gestão na construção da Instituição. "Acima de qualquer divergência de pensamento, temos em comum o objetivo de trabalhar pelo bem do IFMG", afirmou o ex-dirigente.
O evento também contou com o lançamento do livro livro “15 anos dos Institutos Federais: histórias, políticas e desafios”, da professora Maria da Glória dos Santos Laia, ex-Reitora do IFTO e, atualmente, docente do Campus Ouro Preto. A obra reúne relatos de 14 ex-reitores para contar os bastidores da criação dos Institutos.
O reitor Rafael Bastos reafirmou a importância histórica das comemorações realizadas. "Este é um momento para refletir sobre como foi a caminhada, ao longo desses 15 anos, e mostrar o quanto a nossa instituição amadureceu. Isso é fundamental para que a gente possa dar novos passos institucionais", avalia.
Nos próximos dias, o IFMG dará sequência às comemorações com a publicação, nas redes sociais, de depoimentos em que servidores e alunos falam um pouco sobre sua história na Instituição. Acompanhe em @ifmgnarede.
Sobre a Rede Federal
Hoje, o Brasil conta com 600 campi em todas as regiões do país e mais de 1,4 milhão de estudantes em cursos de qualificação profissional; técnicos; e de graduação e pós-graduação. Atualmente, o IFMG é composto por 18 campi e 1 Polo de Inovação instalados em regiões estratégicas de Minas Gerais e vinculados a uma reitoria sediada em Belo Horizonte. Os campi estão localizados nas seguintes cidades: Arcos, Bambuí, Betim, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Formiga (campus e Polo de Inovação), Governador Valadares, Ibirité, Ipatinga, Itabirito, Ouro Branco, Ouro Preto, Ponte Nova, Piumhi, Ribeirão das Neves, Sabará, Santa Luzia e São João Evangelista.
Comemorações
Nos últimos dias, a Rede Federal tem realizado uma série de celebrações, dentre elas, a cerimônia promovida pelo Ministério da Educação (MEC), com a exibição do documentário “Institutos Federais, a cara do Brasil”, exposição fotográfica e lançamento de selo postal dos Correios, criado pelo servidor do Instituto Federal do Piauí (IFPI), Aureliano Machado da Silva.
Acesse outras notícias sobre os 15 ANOS DOS IFs (aqui)