Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Grupo de pesquisa estuda histórias de vida de trabalhadores industriais de Betim
conteúdo

Acontece nos Campi

Grupo de pesquisa estuda histórias de vida de trabalhadores industriais de Betim

Desenvolvido no Campus Betim, o “História Oral e Mundos do Trabalho" tem o objetivo de contribuir com a reconciliação entre a memória individual, a memória coletiva e a história acadêmica dos trabalhadores betinenses
publicado: 09/02/2022 17h07, última modificação: 12/03/2024 09h31

Criado em 2017, o grupo de pesquisa “História Oral e Mundos do Trabalho'', do Campus Betim, surge a partir da necessidade de cobrir a lacuna historiográfica e memorialística sobre a história social dos trabalhadores de Betim. Atualmente sob a liderança do professor Lucas Pereira, o grupo conta com as pesquisadoras e professoras Martha Rebelatto e Paula Soares. Segundo Lucas, “o grupo visa contribuir com a reconciliação entre a memória individual, a memória coletiva e a História acadêmica dos trabalhadores betinenses”.

Na linha de pesquisa “Trabalho, Cultura e Memória”, já foram desenvolvidos os projetos "Narradores de Betim": o primeiro, conduzido em 2018, "Trabalhadores e mundos do trabalho da cidade de Betim (1940-1988)", coordenado por Martha Rebelatto; e o segundo, "Pastoral operária e mundos do trabalho da cidade de Betim (1970-1989)", coordenado pelo professor Lucas.

Devido às experiências de trabalho com a História Oral, o grupo também dedica-se a outra linha de pesquisa, “Relação de Poder e Memória”. Nela são analisadas as diferentes formas, dimensões e representações do poder e suas relações com a constituição de memórias coletivas nas últimas décadas no Brasil.

Além dos professores e pesquisadores, já passaram diversos estudantes bolsistas, como: Brenda Fernandes; Ellen Julia Santos; Beatriz Gonçalves; Vinícius Souza; Luiza Louback; Ana Julia Sousa Marinho; Maria Carolina Fóscolo; Samuel Saurino Condé. Quanto aos voluntários, a iniciativa conta com a colaboração de cerca de 10 estudantes.

Reunião do Grupo

O que vem pela frente?

Atualmente, está em curso um estudo sobre a expansão das escolas profissionais na rede federal em Minas, que foi iniciado a partir de uma investigação sobre a fundação dos Campus Betim. Segundo o professor Lucas, neste momento todos os pesquisadores do grupo estão desenvolvendo uma série de entrevistas sobre os 10 anos de criação do campus. As entrevistas vão compor o acervo de memória sobre a instituição no Núcleo de História Oral (NHO).

Além disso, através de edital financiado pela Seção de Extensão, pôde ser criado um portal com o conteúdo já produzido e que vai abrigar as discussões e demais produções do Grupo de Pesquisa. Esse portal, bem como os projetos já desenvolvidos e a serem realizados, visam garantir essa aproximação com a comunidade externa e interna.

Para saber mais, acesse o portal e o canal do YouTube do grupo.

registrado em: