Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Grupo de pesquisa estuda histórias de vida de trabalhadores industriais de Betim

Acontece nos Campi

Desenvolvido no Campus Betim, o “História Oral e Mundos do Trabalho" tem o objetivo de contribuir com a reconciliação entre a memória individual, a memória coletiva e a história acadêmica dos trabalhadores betinenses
publicado: 09/02/2022 17h07, última modificação: 12/03/2024 09h31

Criado em 2017, o grupo de pesquisa “História Oral e Mundos do Trabalho'', do Campus Betim, surge a partir da necessidade de cobrir a lacuna historiográfica e memorialística sobre a história social dos trabalhadores de Betim. Atualmente sob a liderança do professor Lucas Pereira, o grupo conta com as pesquisadoras e professoras Martha Rebelatto e Paula Soares. Segundo Lucas, “o grupo visa contribuir com a reconciliação entre a memória individual, a memória coletiva e a História acadêmica dos trabalhadores betinenses”.

Na linha de pesquisa “Trabalho, Cultura e Memória”, já foram desenvolvidos os projetos "Narradores de Betim": o primeiro, conduzido em 2018, "Trabalhadores e mundos do trabalho da cidade de Betim (1940-1988)", coordenado por Martha Rebelatto; e o segundo, "Pastoral operária e mundos do trabalho da cidade de Betim (1970-1989)", coordenado pelo professor Lucas.

Devido às experiências de trabalho com a História Oral, o grupo também dedica-se a outra linha de pesquisa, “Relação de Poder e Memória”. Nela são analisadas as diferentes formas, dimensões e representações do poder e suas relações com a constituição de memórias coletivas nas últimas décadas no Brasil.

Além dos professores e pesquisadores, já passaram diversos estudantes bolsistas, como: Brenda Fernandes; Ellen Julia Santos; Beatriz Gonçalves; Vinícius Souza; Luiza Louback; Ana Julia Sousa Marinho; Maria Carolina Fóscolo; Samuel Saurino Condé. Quanto aos voluntários, a iniciativa conta com a colaboração de cerca de 10 estudantes.

Reunião do Grupo

O que vem pela frente?

Atualmente, está em curso um estudo sobre a expansão das escolas profissionais na rede federal em Minas, que foi iniciado a partir de uma investigação sobre a fundação dos Campus Betim. Segundo o professor Lucas, neste momento todos os pesquisadores do grupo estão desenvolvendo uma série de entrevistas sobre os 10 anos de criação do campus. As entrevistas vão compor o acervo de memória sobre a instituição no Núcleo de História Oral (NHO).

Além disso, através de edital financiado pela Seção de Extensão, pôde ser criado um portal com o conteúdo já produzido e que vai abrigar as discussões e demais produções do Grupo de Pesquisa. Esse portal, bem como os projetos já desenvolvidos e a serem realizados, visam garantir essa aproximação com a comunidade externa e interna.

Para saber mais, acesse o portal e o canal do YouTube do grupo.

registrado em: