Notícias
Equipe do Núcleo de Equoterapia do Campus Bambuí recebe Moção de Congratulação
A equipe do Núcleo de Equoterapia do IFMG –Campus Bambuí recebeu, em 4 de junho, uma Moção de Congratulação entregue pela Câmara Municipal de Bambuí. A moção foi uma homenagem como forma de destacar o impacto positivo das atividades voluntárias prestadas à comunidade.
O Núcleo de Equoterapia tem se destacado por sua atuação focada na área da saúde e educação, com ênfase em habilitação e reabilitação, por meio da oferta de atendimentos Equoterápicos semanais a crianças e adultos com deficiência, que necessitam de tratamentos psicológicos, fisioterapêuticos, entre outros. O trabalho contribui para melhorias no convívio social e global dos atendidos, promovendo sua qualidade de vida e buscando assegurar a essas pessoas o pleno exercício da cidadania. A proposta do programa é o desenvolvimento de ações que promovam atendimento interdisciplinar aos praticantes.
Sobre o Programa de Equoterapia do Campus Bambuí
A Equoterapia é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiência e/ou com necessidades especiais. Ela emprega o cavalo como agente promotor de ganhos físicos, psicológicos e educacionais.
Esta atividade exige a participação do corpo inteiro, contribuindo, assim, para o desenvolvimento da força, tônus musculares, flexibilidade, relaxamento, conscientização do próprio corpo e aperfeiçoamento da coordenação motora e do equilíbrio. A interação com o cavalo, incluindo os primeiros contatos, o ato de montar e o manuseio final, desenvolve, ainda, novas formas de socialização, autoconfiança e autoestima.
"Estou conseguindo andar sem o auxílio do andador em casa e a Equoterapia tem ajudado no ganho de força também.”
Relato de praticante atendida pelo programa
A palavra Equoterapia foi criada pela Ande-Brasil para caracterizar todas as práticas que utilizem o cavalo com técnicas de equitação e atividades equestres, objetivando a reabilitação e/ou educação de pessoas com deficiência ou com necessidades especiais. Os pacientes que buscam os benefícios da Equoterapia são crianças, adolescentes e adultos.
Atendimentos de 2023 e 2024 - Atualmente, a lista de espera para o atendimento em Equoterapia consta com 230 crianças cadastradas. Até 2020 foram atendidas 180 crianças no programa. No primeiro semestre de 2024 a Equoterapia está dando alta para 10 crianças e incluindo novos atendimentos. Atualmente são atendidos 30 praticantes.
Destaca-se que alguns pais e familiares relataram importantes modificações no comportamento de seus filhos e ou companheiros. Uma praticante com lesão cervical relatou que durante oito semanas praticando a Equoterapia (uma vez por semana) notou grande evolução, melhorando a autonomia em casa e também ao usar o andador. "Estou conseguindo andar sem o auxílio do andador em casa e a Equoterapia tem ajudado no ganho de força também”.
Com informações da Assessoria de Comunicação do Campus Bambuí
Fotos: Banco de imagens do Núcleo de Equoterapia