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Equipe do Campus Ponte Nova se destaca em competição nacional de empreendedorismo e tecnologia
Com mais de 5 mil inscritos, o Desafio Liga Jovem - evento de empreendedorismo e tecnologia promovido pelo SEBRAE em parceria com o Instituto Ideias de Futuro - premiou no último dia 25 de março, quatro escolas públicas e duas particulares que visitarão centros de inovação em Madri, na Espanha.
O IFMG foi representado pela equipe “Liga da Justiça”, formada pelos estudantes Mateus Damasceno, Livia Taveira, Juliano Queiroz, Carol Cizino e Ana Luiza Nonato do 2ª ano do Curso Técnico Integrado em Administração, do Campus Ponte Nova. A equipe propôs desenvolver um aplicativo que facilite o acesso do cidadão aos diferentes ramos do Direito, a partir do uso da inteligência artificial (ChatGPT) e de orientações confiáveis de especialistas.
A proposta da equipe mineira foi elogiada pela banca de jurados que também apontaram os desafios de monetização do modelo de negócio. Após a banca, os estudantes tiveram uma mentoria com uma das juradas e puderam ampliar o networking com potenciais investidores.
Segundo a orientadora da equipe, Cássia do Carmo Pires Fernandes, apesar do prêmio final ser uma viagem internacional para a Espanha, o foco dos estudantes estava na solução dos problemas. “Na competição tivemos a certeza que o objetivo não era ganhar a viagem para Madri, e sim, criar uma rede de jovens que pensam e constroem soluções para problemas diversos! Como time, nossa conexão se fortaleceu e o sentimento é de recomeço. Sabemos que estamos no caminho certo para projetos de impacto social que contribuam para um mundo melhor. Este já é um prêmio. Nosso agradecimento ao IFMG Campus Ponte Nova, ao SEBRAE e ao Ideias de Futuro pela oportunidade", disse ela.
Toda a jornada da equipe “Liga da Justiça” pode ser acompanhada nas redes sociais, por meio do perfil no Instagram @nossosdireitos_garantidos.
Conheça as equipes vencedoras
– Equipe Callíope (Colégio Marista/Maceió): projeto para ajudar autistas não verbais a desenvolver a comunicação e aprender coisas novas com o uso de um aplicativo gamificado adaptado para crianças atípicas;
– Equipe Curativo Bio (Colégio Poliedro/São José dos Campos): criação de protótipo de um curativo biodegradável, feito com elementos químicos que não poluem o meio ambiente e não contém plástico, com propriedades cicatrizantes de óleos de menta e meleleuca e de baixo custo;
– Equipe Garotas de Vermelho (Escola Municipal de Ensino Fundamental Saint Hilaire/Porto Alegre): criação de um dispositivo pedagógico, que possibilita falar sobre a menstruação e fazer conexões com autocuidado e bem viver;
– Equipe Hera (Escola Técnica Estadual Juscelino Kubitschek/Rio de Janeiro): criação de uma plataforma de curadoria de arte, voltada para artistas migrantes e refugiados, com objetivo de promover uma jornada educacional, bem como geração de renda, através da venda de NFT’s, assim como de produtos licenciados;
– Equipe Opennova (IFRJ - Campus São Gonçalo): desenvolvimento de um aplicativo para facilitar e baratear a tomada de empréstimo por meio de Open Finance, disponibilizando o Crowdinvesting – uma espécie de vaquinha remunerada para levantar recursos, tendo como foco influenciadores digitais;
– Equipe PD (Colégio Técnico de Campinas): elaboração de um aplicativo que visa conectar pessoas que atuam como cuidadores de idoso e indivíduos que necessitam deste serviço.
Sobre o Desafio Liga Jovem Sebrae
A competição reuniu estudantes do 9° ano do Ensino Fundamental e 3° ano do Médio de todo o Brasil, com o objetivo de resolver um problema das suas escolas e/ou comunidades.
Depoimento dos estudantes