Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Equipe do Campus Formiga é campeã nacional do Desafio Jovem Empreendedor
conteúdo

Notícias

Equipe do Campus Formiga é campeã nacional do Desafio Jovem Empreendedor

Grupo, composto por três estudantes, sob supervisão do professor Douglas Mendonça, foi o grande vencedor do Desafio Jovem Empreendedor, promovido pelo Sebrae, na categoria ensino superior/tecnológico. A competição recebeu mais de 5 mil inscrições em todo o Brasil.
publicado: 19/06/2023 14h45, última modificação: 07/03/2024 10h18

A equipe do IFMG campus Formiga composta pelo professor Douglas José Mendonça e pelos estudantes Luis Felipe da Costa, André Victor Luiz Cândido Ribeiro e Marcus Vinicius Silvestre Carneiro foi a grande vencedora do Desafio Jovem Empreendedor na categoria ensino superior/tecnológico promovido pelo Sebrae. Foram mais de 5.000 inscritos divididos em 1213 equipes e as 12 melhores foram para a final nacional.

O Desafio Jovem Empreendedor é um jogo virtual que simula o dia a dia de uma empresa que irá mergulhar no universo da Economia Criativa e pensar em um novo game para conquistar o mercado. Os participantes vivenciam, por meio de uma experiência digital de aprendizagem, o universo e as possibilidades do mundo empreendedor.

A equipe do Campus desenhou o Smart World, um jogo onde o participante tem a oportunidade de construir uma cidade do zero e embarcar em uma jornada única através do tempo em busca de conhecimento. Para construir a cidade o jogador tem que voltar a marcos históricos, como, por exemplo: para construir uma ponte, o participante deve viajar no tempo, ao Império Romano, onde eles construíram as pontes, e assim entender o contexto e a mecânica de construção de uma ponte. Após realizar missões e desbloquear esse conhecimento, ele volta para o presente e constrói as coisas na sua cidade.

"Ao longo das quatro fases desse desafio, esses jovens demonstraram uma determinação exemplar, enfrentando cada etapa com empenho e comprometimento. Na fase final nacional, onde ocorreu um encontro presencial, os estudantes mostraram um nível de foco impressionante." Prof. Douglas Mendonça

O professor Douglas Mendonça conta que a ideia é proporcionar idas e vindas para que o jogador conheça a história, aprenda as habilidades e aí sim volte ao presente e desenvolva a sua cidade. “No presente é um jogo de simulação, onde existem todos os problemas para desenvolver uma população e quando viaja ao passado, é um jogo de estratégia em tempo real onde precisa vencer desafios, lutar batalhas, ganhar o aprendizado dentro de uma situação histórica, para conseguir desenvolver a cidade no presente”.

A avaliação dos projetos foi realizada por desenvolvedores de jogos da indústria mineira e por influenciadores digitais reconhecidos no mercado de games. Os desenvolvedores consideraram aspectos técnicos, artísticos e narrativos do jogo, compartilhando insights sobre o design, a jogabilidade, os gráficos e a imersão do projeto apresentado e os influenciadores consideraram o apelo do jogo junto aos jogadores e identificaram possíveis pontos fortes e áreas de melhoria.

Douglas ressalta que o orgulho que sente do trabalho desenvolvido pelos estudantes da equipe é indescritível, pois reconhece a superação de obstáculos, a perseverança e o compromisso que eles demonstraram em cada etapa do desafio. Ele acredita firmemente no potencial dos estudantes para se tornarem líderes e empreendedores de sucesso no futuro.

“Ao longo das quatro fases desse desafio, esses jovens demonstraram uma determinação exemplar, enfrentando cada etapa com empenho e comprometimento. Na fase final nacional, onde ocorreu um encontro presencial, os estudantes mostraram um nível de foco impressionante. Conscientes da importância do momento, eles estavam dispostos a ir além dos limites para garantir uma apresentação impecável. Foram noites sem dormir para treinar o pitch, aprimorar o teaser e aperfeiçoar o mockup do game”, detalha o professor Douglas Mendonça.

Desafio Jovem Empreendedor (3).png

Fonte: Assessoria de Comunicação - Campus Formiga