Acontece nos Campi
Mestrado em Sustentabilidade: banca conta com membro internacional
A dissertação “Análise da recirculação de efluente de lavagem de filtros de ETA de ciclo completo e seus impactos na qualidade da água tratada”, defendida no último dia 7 no Mestrado Profissional em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental (MPSTA) do Campus Bambuí, contou com a participação de uma professora do Instituto Politécnico do Porto, Portugal na banca avaliadora. A presença de um membro internacional, até então inédita MPSTA, é resultado dos esforços pela internacionalização do programa e de suas pesquisas.
O estudo foi defendido pelo mestrando Isac Eustáquio da Silva, sob orientação do professor Neimar de Freitas Duarte. Além da professora e pesquisadora do Instituto Politécnico do Porto, Cristina Maria Fernandes Delerue Alvim de Matos, estiveram presentes integrantes do MPSTA, o professor e co-orientador Hygor Aristides Victor Rossoni, da Universidade Federal de Viçosa - Campus Florestal, e a professora Graziele Wolff de Almeida Carvalho , do IFMG - Campus São João Evangelista.
Esforços pela internacionalização - Realizando atividades acadêmicas referentes ao Programa de Mobilidade Internacional, o professor Neimar Duarte esteve por dois meses em 2019 no Instituto Politécnico do Porto, em Portugal. O docente coordena o projeto “Uso do resíduo do processo de extração da própolis no tratamento de esgoto agroindustrial e agrícola”, que tem colaboração da professora Cristina Delerue-Matos, e foi convidado a participar da elaboração do livro “Volume 1: Sustainable Agriculture: Microorganisms as biostimulants”, que será publicado pela Elsevier, como editor.
Para saber mais, acesse a página do MPSTA.
Fonte: Coordenação do Mestrado Profissional em Sustentabilidade e Tecnologia Ambiental do IFMG.