Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Conselho Superior aprova criação do Repositório Institucional do IFMG
conteúdo

Notícias

Conselho Superior aprova criação do Repositório Institucional do IFMG

Plataforma será a página oficial para divulgação de toda a produção acadêmica do Instituto
publicado: 10/05/2023 15h20, última modificação: 07/03/2024 10h52

Durante reunião ocorrida no dia 4 de maio, o Conselho Superior aprovou a criação da política do Repositório Institucional, que será, em breve, a página oficial de divulgação de toda a produção acadêmica do IFMG. Abrigada na plataforma “DSpace”, o site está em fase final de elaboração e deve ser implementado já nas próximas semanas.

Na página o usuário encontrará toda a produção intelectual do IFMG dividida em quatro categorias:  "Trabalhos Acadêmicos", "Produtos Técnicos, Tecnológicos e Educacionais", "Produções Científicas" e "Livros". Dentro de cada um desses tópicos há ainda várias outras subdivisões para facilitar o acesso ao conteúdo desejado. A plataforma permite fazer buscas por “Campus” "Data de publicação", "Autor", "Título", "Assunto", "Orientador", "Programas e Cursos" e "Tipo de documento".

Rejane dos Santos, coordenadora da Rede de Bibliotecas do IFMG explicou que o repositório foi construído com o apoio dos bibliotecários, após intensa análise da documentação produzida pela instituição, para que todos os campi sejam representados. “Na plataforma temos todos os cursos de graduação, as pós-graduações, além dos trabalhos produzidos pelos docentes e comunidade acadêmica. Todos encontrarão seu espaço de divulgação dentro do repositório”.

A plataforma é de autodepósito, ou seja, a própria comunidade acadêmica poderá inserir seus trabalhos após preencher um termo de responsabilidade a respeito das informações publicadas. “Como estamos divulgando esses conteúdos em âmbito mundial, precisamos ter cuidado no respeito aos direitos autorais”, complementou Rejane. Ela esclareceu também que as publicações anteriores ao lançamento do repositório permanecem com as bibliotecas, mas podem ser publicadas na plataforma pelos autores.