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IFMG tem nova ouvidora adjunta

A servidora tem acompanhado os fluxos e realizado os cursos de Certificação em Ouvidoria, concedidos pela Ouvidoria-Geral da União, CGU e Enap.
publicado: 07/07/2021 15h39, última modificação: 13/03/2024 13h20

"A Ouvidoria é um espaço importante de participação do público interno e externo do serviço público, que é dirigido à coletividade. As palavras são da nova ouvidora adjunta do IFMG, Marina Contarine. A servidora tem acompanhado os fluxos e realizado os cursos de Certificação em Ouvidoria, concedida pela Ouvidoria-Geral da União (OGU), Controladoria-Geral da União (CGU) e Escola Nacional de Administração Pública (Enap). “São características desse espaço a escuta ativa, o diálogo, o respeito e a empatia com o público e as demandas recebidas. Por meio das manifestações, o Instituto tem a oportunidade de repensar e aprimorar as políticas e práticas institucionais", completou.

 

Câmaras de conciliação

Desde outubro de 2020, os membros da comunidade acadêmica do IFMG envolvidos em situações de desentendimento podem requerer a atuação de uma equipe imparcial e capacitada em mediações. Criadas pela Portaria 959/2020, as Câmaras de Conciliação e Mediação de Conflitos são mais um espaço dentro da Ouvidoria Geral do Instituto destinado à resolução de situações funcionais de desentendimentos. O objetivo é favorecer e estimular o diálogo entre as partes envolvidas em conflitos que extrapolem as possibilidades internas de solução e que não envolvam infrações disciplinares.

São quatro câmaras, correspondentes a cada uma das regiões do IFMG
Região 1: Reitoria, Ibirité, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Betim e Sabará
Região 2: Governador Valadares, São João Evangelista e Ipatinga
Região 3: Bambuí, Arcos, Formiga e Piumhi
Região 4: Ouro Preto, Ouro Branco, Congonhas, Ponte Nova, Itabirito e Conselheiro Lafaiete

Cada uma das câmaras é composta por três servidores, nomeados pelo reitor, e que atuam como mediadores.

Como acionar a Ouvidoria?

As manifestações devem ser registradas na Plataforma Fala.BR e classificadas nos seguintes tipos:

  • Denúncias - Ato ilícito ou irregularidade praticada pela Instituição ou seus servidores, que esteja em desacordo com a legislação;

  • Elogios - Demonstração de satisfação ou reconhecimento sobre um serviço público ou atendimento;

  • Reclamações - Demonstração de insatisfação com um serviço público ou conduta de servidor na prestação desse serviço;

  • Solicitações - Pedido para adoção de providências quanto a um atendimento ou serviço;

  • Sugestões - Apresentação de ideia ou proposta de melhoria de políticas ou de serviço prestado;

  • Simplifique - Apresentação de ideias para desburocratizar o serviço público.

A Plataforma ainda acolhe os pedidos de acesso à informação. Amparados pela Lei da Transparência, os pedidos de informação são respondidos pelos servidores do Setor de Gestão Documental. Após o retorno das atividades presenciais (ainda sem previsão), se solicitados, os atendimentos presenciais voltarão a ocorrer, tanto na Reitoria quanto nos campi.

André Resende, ouvidor geral do IFMG, explica que documentar e divulgar as atividades realizadas também são ações importantes. “Ao final de cada semestre são publicados relatórios com os tipos de manifestações recebidas, visando à transparência e efetividade da atuação da Ouvidoria junto à Instituição e comunidade".

  

Ouvidorias Locais

Campus

Ouvidor

Contato

Bambuí

Gilberto Adriano Guimarães

ouvidoria.bambui@ifmg.edu.br

Betim

Vivian Kelly Andaki Nunes

ouvidoria.betim@ifmg.edu.br

Congonhas

Mariana Condé Reis

ouvidoria.congonhas@ifmg.edu.br

Conselheiro Lafaiete

Fabiana de Sousa Cunha Machado

fabiana.sousa@ifmg.edu.br

Formiga

Izabele Figueiredo Mascarenhas

ouvidoria.formiga@ifmg.edu.br

Governador Valadares

Mirian Pascoal da Silva

ouvidoria.gv@ifmg.edu.br

Ibirité

Mônica Lana da Paz

ouvidoria.ibirite@ifmg.edu.br

Itabirito

Cleverson Faria de Oliveira

ouvidoria.itabirito@ifmg.edu.br

Ouro Branco

Patrícia Dias de Castro

ouvidoria.ourobranco@ifmg.edu.br

Ouro Preto

Líria Lara Soares

ouvidoria.ouropreto@ifmg.edu.br

Piumhí

Luis Roberto Marcelino

ouvidoria.piumhi@ifmg.edu.br

Ponte Nova

Ana Karina Guimarães Reis

ouvidoria.pontenova@ifmg.edu.br

Ribeirão das Neves

Elmo Batista Júnior

ouvidoria.neves@ifmg.edu.br

Sabará

Flavio Roberto Nicolau de Mendonça

flavio.mendonca@ifmg.edu.br

Santa Luzia

Renata Maria da Costa Rocha

ouvidoria.santaluzia@ifmg.edu.br

São João Evangelista

Alceste Metzker dos Santos Glória

ouvidoria.sje@ifmg.edu.br

Apesar de ainda não contarem com uma ouvidoria local, os registros de manifestações referentes aos campi Arcos e Ipatinga são feito também via Fala.BR e o atendimento, realizado pela Ouvidoria Geral.

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