Notícias
Conceito do IFMG no Índice Geral de Cursos alcança a nota 4
O IFMG conseguiu elevar o conceito do seu Índice Geral de Cursos (IGC) para a nota 4, em uma escala que vai de 1 a 5. O IGC é um indicador de qualidade que avalia as instituições de educação superior e leva em conta aspectos como a média dos Conceitos Preliminares de Cursos (CPC) , média de avaliação dos programas de pós-graduação atribuídos pela Capes e distribuição dos estudantes entre os diferentes níveis de ensino na instituição.
“Esse índice sintetiza o desempenho de todos os cursos de graduação, mestrado e doutorado do nosso Instituto. Obter a nota 4, em uma escala que vai até 5, é bastante considerável e importante para o IFMG”, destacou o diretor de processos seletivos de estudantes, Tiago Dias. Ele explicou que é preciso atuar em diversas frentes para a melhoria desse indicador, a fim de, no médio prazo, obter o conceito máximo. “Estamos investindo na capacitação dos docentes, infraestrutura dos campi, reformulação dos planos pedagógicos e, principalmente, uma ação individualizada sobre cada curso”, concluiu.
Índice Geral de Cursos
O cálculo do IGC depende da avaliação de cada curso da instituição, atribuída através do Conceito Preliminar de Curso (CPC) e ponderada pelo número de matrículas em cada nível de ensino. No caso do IFMG, o índice 4 foi obtido pelo desempenho dos cursos de graduação, que respondem por mais de 95% das matrículas de ensino superior.
O CPC, por sua vez, leva em consideração a nota do Enade, a evolução dos estudantes ao longo do curso e fatores específicos da instituição, como número de professores mestres e doutores, organização pedagógica, infraestrutura e possibilidade de verticalização.