Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Ouro Preto é condecorado com honraria da Câmara Municipal

Campus Ouro Preto é condecorado com honraria da Câmara Municipal

Em cerimônia realizada no dia 27 de agosto, o IFMG foi agraciado com a Comenda "Bernardo Pereira de Vasconcellos" pelo Poder Legislativo de Ouro Preto.
publicado: 31/08/2021 13h41, última modificação: 13/03/2024 11h45

Em cerimônia realizada no dia 27 de agosto, o IFMG - Campus Ouro Preto foi agraciado com a Comenda "Bernardo Pereira de Vasconcellos" pela Câmara Municipal de Ouro Preto. A honraria, conferida na 226º edição do evento, prestigia anualmente cidadãos e instituições que, através de seus trabalhos, colaboram para o desenvolvimento do município.

A entrega da medalha foi feita em sessão plenária, que contou somente com a presença dos vereadores e dos agraciados, — dentre os quais, o representante do campus, o diretor-geral Reginato Fernandes dos Santos — conforme previsto nos protocolos sanitários contra a covid-19. No rito, o Instituto foi exaltado como polo educacional e formador, essencial ao progresso técnico, crítico e científico de Ouro Preto e região.

O vereador Matheus Pacheco (PV), encarregado da concessão do título e egresso do antigo CEFET, sublinhou a importância do ensino profissionalizante para a comunidade, e destacou a necessidade do reconhecimento da instituição como instrumento de “resistência”, em face do momento dramático vivido pela educação nacional.

Em discurso, Reginato dedicou a homenagem a todos os servidores da educação, em especial aos que atendem ao campus. O gestor frisou o enfrentamento de adversidades pelos professores no processo de adaptação e viabilização do ensino remoto, como resposta às contingências pandêmicas e às suas implicações sócio-políticas. “[Dedico a] todos aqueles que batalham nesse momento, mais do que nunca, com dificuldades, com sofrimentos por não estarmos em nosso local querido de trabalho; por estarmos sendo palco de divergências políticas e rótulos, em muitos momentos, até pejorativos”, pontuou o diretor, que atrelou a conjuntura problemática às soluções promovidas pelo ensino, como efeito prático do retorno da educação à sociedade.

Na presença das autoridades públicas, o diretor-geral reforçou que o IFMG explora campos do conhecimento além da didática e salientou o valor das cooperações para a extensão da atuação acadêmica no cotidiano, alçando as necessidades da comunidade ouro-pretana: “Como gestor do IFMG, faço com que a Instituição fique com as portas abertas. Acredito muito nas parcerias. Parcerias que fazem com que a Instituição possa chegar à comunidade e a comunidade possa chegar à Instituição.”

“Levarei esta honraria como símbolo de esperança e motivação para a continuidade do nosso trabalho”, enfatizou Reginato ao demarcar a relevância da solenidade e da condecoração ao prosseguimento do ensino público e de qualidade.

Assista, na íntegra, à Solenidade de entrega da Comenda “Bernardo Pereira dos Vasconcellos”.

Fonte: Assessoria de Comunicação - IFMG Ouro Preto