Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Ouro Branco vence premiação destinada a iniciativas na área de educação ambiental

IFMG foi uma das oito instituições premiadas na cerimônia, realizada em Conselheiro Lafaiete. Evento contou com 87 projetos inscritos.
publicado: 05/07/2019 19h04, última modificação: 19/03/2024 10h24
Exibir carrossel de imagens Prêmio auxiliará professores e alunos na confecção do projeto

Prêmio auxiliará professores e alunos na confecção do projeto

A entrega do VI Prêmio Gerdau Germinar reuniu, em uma casa de eventos de Conselheiro Lafaiete, no dia 26 de junho, cerca de 350 educadores. O Campus Ouro Branco foi um dos vencedores com o trabalho “Brigadista Aéreo”, desenvolvido pelos professores Carlos Paulino, Édilo Penido e Rodrigo Teixeira. Além do prêmio, a unidade receberá, ao longo de dois anos, um incentivo de R$ 15 mil para a confecção do projeto.

O “Brigadista Aéreo”

Segundo o docente Rodrigo Teixeira, o projeto consiste na construção de uma aeronave não tripulada, do tipo drone, que vai auxiliar a brigada florestal voluntária “Carcará” no monitoramento e controle de focos de incêndio nas unidades de conservação de Ouro Branco. “O drone deve otimizar as ações dos brigadistas com apoio aéreo para a visualização de focos de incêndio em tempo real e, ainda, garantir auxílios, como suprimentos ou primeiros socorros, aos brigadistas em campo”, explica.

A premiação garante, aos professores, R$ 15 mil para a produção da aeronave não tripulada. O valor será distribuído ao longo de dois anos e o projeto de desenvolvimento do drone contará com a participação dos alunos do 3º ano do curso Técnico em Informática Integrado, José Guilherme Resende e Marcus Vinícius de Faria.

O prêmio

A cerimônia contou com apresentações musicais de instituições de ensino de Conselheiro Lafaiete e também com o anúncio dos finalistas de cada uma das sete categorias. Na mesma noite, os educadores presentes conheceram os projetos vencedores. A iniciativa dos professores de Ouro Branco venceu na categoria “Árvore”, destinada a instituições de ensino técnico e superior, concorrendo com outros quatro projetos da região.

Desenvolvido pela Gerdau, a sexta edição do Prêmio Germinar teve o objetivo de incentivar a prática da educação ambiental nas instituições de ensino públicas e privadas, localizadas em Ouro Branco, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Ouro Preto, Moeda e Itabirito. Em seis edições do prêmio, cerca de R$ 400 mil já foram investidos em projetos desenvolvidos por escolas da região do Alto Paraopeba.