Acontece nos Campi
Campus Bambuí promove evento voltado para observação astronômica
A equipe do projeto de Extensão “Olhando para o céu”, em parceria com o Grupo de Estudos em Astronomia do Campus Bambuí, promoveu, no dia 2 de julho, o Asteroid Day. O evento, que teve como auge a observação do eclipse solar, contou ainda com palestra sobre corpos celestes e atividades práticas no observatório do astronômico do campus. No total, 70 pessoas, entre membros da comunidade acadêmica e moradores do entorno acompanharam a noite de atividades.
O evento começou às 17 horas, com a observação do eclipse solar que pôde ser contemplado, de maneira parcial em MG, durante cerca de meia hora. Segundo o professor do IFMG e coordenador dos grupos organizadores do evento, Mayler Martins, foram utilizados dois telescópios e três filtros solares manuais para a observação do fenômeno.
Palestra e novas observações
Com o pôr do sol, uma palestra sobre corpos celestes, ministrada pelo aluno do curso de Física, Anderson de Sousa, que desenvolve projeto de pesquisa sobre monitoramento de meteoros, deu continuidade ao evento. Na conversa, o palestrante abordou tema relacionado a corpos celestes próximos à Terra, como cometas e asteroides e apresentou amostras de meteoritos aos participantes. Após este momento, o grupo retornou ao centro astronômico para mais observações
Para o professor Mayler, o evento foi uma oportunidade não só de lazer e cultura, mas de construção de conhecimento em diversas áreas da ciência. “O acesso da população ao conhecimento da área de Astronomia, através da observação do céu a olho nu ou telescópio, nos permite ter consciência de nossa situação no cosmo, da inter-relação universal dos corpos celestes e de nossa posição na Terra. Através da Astronomia, a população tem acesso ao conhecimento humano em diversas áreas da ciência”, destaca.
O Asteroid Day
O Asteroid Day é um programa global que incentiva e apoia eventos, organizados de maneira independente ao redor do mundo, que visam a conscientização a respeito de corpos celestes, bem como a observação dos mesmos. No Brasil, o programa é incentivado pela Asteroid Day Brasil.
Confira mais fotos das atividades no Observatório Astronômico do Campus Bambuí!